Internacional Titulo
EUA: militante contrário ao aborto pega 25 anos de cadeia
Por Do Diário OnLine
Com AFP
09/05/2003 | 18:29
Compartilhar notícia


O militante americano James Kopp, contrário às práticas de aborto, foi condenado a 25 anos de cadeia pela acusação de ter assassinado um ginecologista. Ele foi extraditado para os EUA em junho, após ter fugido para a França.

Koop, 48 anos, não quis ser submetido a um júri popular e aceitou que sua culpa ou inocência fosse decidida pelo juiz Michael D'Amico, do tribunal federal de Buffalo (Estado de Nova York).

Nos dois dias de julgamento, o militante dos movimentos contra o aborto usou como única defesa a alegação de que não teve a intenção de matar o ginecologista Barnet Slepian, 52 anos. Koop disse que não queria matar o médico, mas impedi-lo de continuar a interromper gravidezes. O condenado admitiu, entretanto, que se escondeu num bosque próximo à casa da vítima e usou uma arma de grosso calibre para disparar contra o médico.

Ele chegou a fugir para o México, Grã-Bretanha, Irlanda e França, onde foi detido em março de 2001. A polícia nova-iorquina vigiava um casal de militantes do Brooklyn, que também mantinha contato com Kopp.

O militante foi detido pela polícia francesa quando saía de uma agência dos correios em Dinan (oeste da França). James Koop só foi mandado de volta aos EUA depois que as autoridades francesas se asseguraram de que ele não corria o risco de ser condenado à pena de morte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;