Economia Titulo
Produção industrial cresce 0,3% em fevereiro
Do Diário OnLine
09/04/2002 | 11:35
Compartilhar notícia


A produção industrial de fevereiro cresceu 0,3% em relação a janeiro, mas apresentou uma queda de 1,4% em relação ao mesmo mês de 2001. A produção acumulada no primeiro bimestre de 2002 registrou redução de 1,3% ante o mesmo período do ano passado.

Esta foi a sétima queda consecutiva registrada em um mês, se comparado ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o IBGE. Por outro lado, o aumento de 0,3% em relação a janeiro deste ano é o quarto consecutivo na comparação com o mês anterior.

A produção industrial cresceu em 11 dos 20 ramos pesquisados em três categorias de uso na comparação com janeiro. A categoria de bens de consumo semi-duráveis e de não-duráveis foi a única que não apresentou crescimento e teve retração de 1,1%.

Os bens de capital apresentaram expansão de 5,3%, seguidos pelos bens de intermediários e duráveis, com crescimento de 1,2% cada.

Já na comparação com fevereiro de 2001, houve queda de 12 dos 20 ramos avaliados. Material elétrico e de comunicações (-16,2%), metalúrgica (-3,1%) e material de transporte (-3,8%) foram os setores que mais fizeram pressão negativa.

Entre as categorias de uso, os bens de capital tiveram expansão de 4,6%. O destaque foi para os equipamentos destinados à agricultura. A produção aumentou 12,4%.

Os bens de consumo duráveis tiveram queda de 10,6%, enquanto que os bens intermediários e os bens de consumo semi e não-duráveis caíram 1,6% e 0,2%, respectivamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;