Setecidades Titulo
Clima na região permanece quente e seco até o fim de semana
Do Diário do Grande ABC
15/08/2005 | 07:20
Compartilhar notícia


A massa de ar seco que está estacionada sobre o Estado de São Paulo desde semana passada não deve se dissipar tão cedo e vai continuar a manter os dias mais quentes. O veranico, caracterizado por efeito de verão durante o inverno, deve durar até sábado. Portanto, pelos próximos dias o tempo deve permanecer claro, com pouca nebulosidade, e a umidade relativa do ar, que neste domingo não ultrapassou 80%, deve abaixar ainda mais até o próximo fim de semana.

Por conta dessa tendência, a queda da umidade deverá ser de até cinco pontos percentuais. Apesar de acentuada, a baixa não aumenta de forma significativa o risco de doenças respiratórias, a não ser que os níveis de qualidade do ar indiquem poluição acentuada. Neste domingo, as estações no Grande ABC da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) indicaram qualidade do ar de boa a regular nas cidades da região.

De acordo com a agência Climatempo, a massa de ar seco que provocou o aumento da temperatura se formou a partir da passagem de uma massa de ar polar. "A massa de ar polar que permaneceu parada sobre o país acabou se aquecendo", diz a meteorologista Laura Ferreira, da Climatempo. O fenômeno impede a entrada de frentes frias, como ocorreu no início desta semana. As frentes frias em formação no Sul do país se deslocam para o oceano antes mesmo de chegar ao Estado de São Paulo.

Laura diz que até o fim desta semana não há previsão de entrada de outra frente fria forte o bastante para empurrar a massa de ar quente e seco. Nesta segunda-feira, o calor deve persistir. A temperatura mínima prevista é de 15 ºC e a máxima, de 28 ºC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;