Política Titulo Para aliviar a crise
Paço de Sto.André escolhe adjunta na Educação

Gilzane Machi será nomeada para atuar como número 2 e auxiliar Dinah no governo de Sto.André

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
03/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


A cúpula do Paço de Santo André, encabeçada pelo prefeito Paulo Serra (PSDB), escolheu o nome de Gilzane Santos Machi para atuar no posto de secretária adjunta da Pasta de Educação e tentar minimizar crise no setor, hoje chefiado pela ex-vice-prefeita Dinah Zekcer (PTB). A nomeação da nova número dois, já apresentada ontem aos funcionários da área, será formalizada nos próximos dias no Diário Oficial do município. O cargo estava vago há quase um ano, desde a saída em setembro de Cleide Bochixio, que deixou o governo andreense para retornar para função idêntica no governo de São Paulo.

Clima de descontentamento se instalou na Educação nas últimas semanas, sendo externado por servidores de carreira, nos bastidores, e até abertamente por vereadores da base governista, o que teria, inclusive, provocado a administração tucana a iniciar pesquisa de diagnóstico da área, entre professores, diretores e agentes pedagógicos. O levantamento foi firmado no período de recesso escolar, em momento delicado que antecedeu a licença de Dinah, que tem o trabalho colocado em xeque – com o afastamento temporário, o vice-prefeito Luiz Zacarias (PTB) assumiu o cargo interinamente.

Dinah retornou ao posto na semana passada, após 15 dias de férias, em clima de divisão interna. Até então, a petebista tinha praticamente 100% de controle sobre as nomeações na área. A definição da nova adjunta busca evitar agravamento do desgaste. Funcionária do quadro de carreira da Prefeitura há 15 anos, contratada em regime estatutário do magistério, Gilzane trabalhava até então no cargo de coordenadora de serviço educacional, no departamento ligado ao EJA (Educação de Jovens e Adultos), conforme informações do Portal da Transparência do Paço.

Questionado, Paulo Serra admitiu a decisão em torno do nome de Gilzane para o cargo. Segundo o tucano, não é questão de reivindicação, mas de manter quadro técnico. “Procuramos bastante nos quadros da própria Prefeitura. A gente queria alguém do quadro e ela (Gilzane) atende esse requisito e tem essa característica mais técnica. Tenho certeza que ela irá ajudar muito a secretária de Educação (Dinah) a continuar e melhorar ainda mais o trabalho”, pontuou o chefe do Executivo. “É uma pessoa que tem pós-graduação, doutorado em Educação e gestão da área, bastante qualificada”, emendou.

Até o fim do primeiro quadrimestre deste ano, o tucano relatava a pessoas próximas aguardar pela volta de Cleide como titular do setor em Santo André, o que não se concretizou, uma vez que, mesmo com a troca no comando do governo do Estado – e também na chefia da Pasta, atualmente gerida por João Cury Neto –, ela se manteve no posto. A ideia era realocar Dinah em área mais política. Diante do cenário, o Paço mirou outras alternativas. “É importante frisar que nós temos dificuldade às vezes das pessoas aceitarem o desafio. Então foi feito o convite, ela pediu um tempo para pensar e, nesta semana, aceitou, o que nos deixa muito feliz.” (Colaborou Daniel Macário) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;