Esportes Titulo
Santo André e São Caetano são os fiéis da balança
Por Anderson Fattori
Dérek Bittencourt
06/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A decisão dos quatro classificados para as semifinais do Campeonato Paulista está nas mãos, ou melhor, nos pés, dos times do Grande ABC. Santo André e São Caetano terão papel fundamental amanhã, na última rodada da primeira fase e serão decisivos nas possíveis classificações de Prudente, São Paulo, Corinthians ou Portuguesa - desses, apenas dois seguirão na competição.

Praticamente com a segunda colocação assegurada, o Santo André cumpre tabela diante do São Paulo, às 21h50, no Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba. Se vencer, o Ramalhão pode eliminar o Tricolor. Já o São Caetano, encara o Prudente, no mesmo horário, no Interior. A vitória é fundamental para as pretensões de Corinthians e Portuguesa, hoje os dois clubes que estão fora do G-4.

E dentro do jogo de interesses que envolve ambas as partidas, surge a possibilidade dos incentivos, a chamada mala branca, para que Ramalhão e Azulão vençam seus compromissos.

"O Santo André não precisa receber nenhum tipo de mala. Jogando contra o São Paulo ou contra qualquer outro, será sempre para ganhar, independentemente de resultados. Estamos fazendo uma bela campanha e buscando o título desde o início e não vai ser agora que vamos jogar em troca de algum estímulo", repudiou o presidente da Gestão Empresarial andreense, Ronan Maria Pinto.

"Nos damos ao direito de negar, porque é antiético. Contruimos uma folga na tabela, que foi fruto de um trabalho bem feito que nos faz não pensar nisso", emendou o dirigente.

Para o vice, Romualdo Magro Júnior, a opinião é semelhante. "Não vejo com bons olhos, mas infelizmente é uma prática normal dentro do futebol. E outra, já pagamos o bicho aos jogadores", afirmou. "Nesse grupo, que tem espírito guerreiro, não vai fazer diferença, porque o intuito é defender o time da cidade da melhor forma. Além disso, eliminar o São Paulo das finais daria moral grande para a equipe, a autoestima ficaria elevada", completou Magro Júnior.

Apesar de frustrado por não ter chegado as semifinais, ninguém no São Caetano cogita jogar a toalha ou entrar desmotivado diante do Prudente, no Interior. Os jogadores garantem disposição para encerrar de forma digna a fase classificatória. "Não é porque estamos fora das semifinais que iremos ‘tirar o pé'. Acho que temos nossa dignidade que deve ser preservada. Nunca vi jogador entrar em campo para perder", garantiu o atacante Hugo.

O resultado do jogo interessará diretamente três clubes: São Paulo, Corinthians e Portuguesa que ainda sonham com uma das vagas (veja tabela abaixo). Todos torcerão por vitória do Azulão. "Estou no São Caetano desde 2002 e sempre honramos a camisa aqui. Não vamos nos influenciar por nada, nem ninguém. A palavra vitória sempre esteve à frente. É uma obrigação nossa ao clube que jamais atrasou salários", afirmou o goleiro Luiz.

O técnico Roberto Fonseca tem opinião parecida com a do atacante e quer o São Caetano pensando apenas na partida, evitando saber se está ajudando esse ou aquele time. "Vamos entrar para ganhar. Coube a nós decidir uma das vagas, mas não será nossa culpa a classificação ou a desclassificação de ninguém", explica o treinador que mira a disputa do Trófeu do Interior. "Nosso objetivo é jogar em Prudente para melhorarmos nossa colocação para entrarmos com vantagem na luta pelo título", lembrou o treinador.

Ocupando a sétima posição com 27 pontos, hoje o São Caetano seria o segundo melhor colocado, atrás do Botafogo e enfrentaria a Ponte Preta com a vantagem do empate e de decidir em seu estádio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;