Cultura & Lazer Titulo
Nova versão do Bagle circula na web
Por Do Diário OnLine
16/07/2004 | 13:26
Compartilhar notícia


Um nova versão do vírus Bagle está circulando na Internet. O Bagle AF foi detectado pela empresa de segurança Trend Micro e oferece risco médio aos usuários.

A versão AF se propaga tanto por e-mail como via arquivos compartilhados em rede e os países mais infectados até o momento são Estados Unidos e Canadá. Por enquanto não foi identificada nenhuma infecção no Brasil e na América Latina.

Para se propagar via e-mail o Bagle AF utiliza seu próprio SMTP. O e-mail com o arquivo infectado tem remetentes conhecidos, cujos endereços ele pega do próprio sistema. O vírus também usa esses mesmos endereços eletrônicos conseguidos no sistema contaminado para se auto-enviar.

Já para se propagar via rede, ele procura por arquivos locais, que contenham parte da palavra "shar" no nome.

Esta praga, também pode ser considerada como um cavalo de tróia, que entra pela "porta dos fundos" do computador, utilizando a entrada TCP 1080 e portas UDP, que permitem o controle remoto do computador. Além disso, essa nova variante do Bagle continua evitando a infecção do Netsky, já que deleta todas as entradas de registros criadas pela família desse vírus e também invade programas de segurança que tenha a mesma terminação dos arquivos gerados pelo Netsky.

O Bagle AF tem uma data pré-definida para se "suicidar", 5 de maio de 2006. Portanto, se o sistema estiver ajustado para esta data, ele para de funcionar e suprime as entradas do registro que criou e começa a rodar o Windows automaticamente. Este vírus atinge quase todas as versões do sistema operacional Windows: Windows 96, 98, ME, 2000 e XP, menos o Windows NT.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;