Política Titulo Líder sindical
Rafael Marques descarta concorrer em 2018
Por Júnior Carvalho
do Diário do Grande ABC
27/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


De saída da presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em julho, Rafael Marques (PT) descartou disputar cadeira à Câmara Federal na eleição de 2018. Líder da entidade sindical há cinco anos, o petista tem o nome sondado nos bastidores para disputar vaga de deputado federal, em dobrada com o já parlamentar paulista e ex-sindicalista Teonílio Barba (PT), que tentará a reeleição à Assembleia Legislativa.

À frente do sindicato desde 2012, Rafael Marques decidiu que não disputará mais um mandato na entidade. O estatuto do órgão permite que o dirigente dispute a reeleição apenas uma vez, mas como seu primeiro mandato no sindicato foi tampão – então presidente, Sérgio Nobre deixou o cargo para assumir cadeira na direção nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores) – o petista, em tese, poderia tentar renovar o mandato no sindicato até 2020.

Apesar de estar livre para concorrer ao pleito do ano que vem, Rafael Marques garantiu que não figurará as urnas nas disputas por vagas no Legislativo. “Eu sou muito lento para tomar decisão de caráter pessoal. Mas já disse a quem me consultou que não disputarei eleição para o Parlamento. Não é algo que eu goste. Os trabalhadores ainda precisam de alguém que milite no movimento social”, explicou, ao emendar que deseja atuar na “formação de base” dos sindicalistas.

Algumas figuras no petismo projetam futuro político de Rafael Marques em semelhança às trajetórias políticas de outros caciques do PT que emergiram do movimento sindical, como o ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT), que também presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e o próprio ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Marinho nunca ocupou cargos no Legislativo – antes de ser prefeito, foi presidente nacional da CUT e ministro do Trabalho e da Previdência nos governos de Lula. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;