Economia Titulo
PIB da Alemanha ganha força e cresce 0,4% no 4º trimestre
Por
14/02/2017 | 05:53
Compartilhar notícia


A economia da Alemanha ganhou força no último trimestre de 2016, uma tendência que deve se manter nos primeiros meses deste ano.

No quarto trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) alemão cresceu 0,4% ante os três meses anteriores, ou 1,7% em termos anualizados, segundo dados preliminares divulgados hoje pela agência de estatísticas do país, a Destatis.

O resultado do terceiro trimestre foi ligeiramente revisado para baixo, de alta de 0,2% para ganho de 0,1% ante o trimestre anterior, o que se traduz numa taxa anualizada de 0,8%.

Na comparação anual, o PIB da maior economia da Europa avançou 1,7% entre outubro e dezembro.

Os números do quarto trimestre, porém, ficaram um pouco aquém das expectativas. Analistas consultados pelo Wall Street Journal previam alta de 0,5% do PIB ante o terceiro trimestre e acréscimo anual de 1,8%.

Ao longo de 2016, o PIB alemão cresceu 1,9%, seu melhor resultado desde 2011, apesar de uma série de choques de confiança, como a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia (o chamado "Brexit") e de ataques terroristas lançados na Alemanha, França e Bélgica.

A expectativa é que a Alemanha mantenha desempenho econômico robusto este ano, mas analistas citam incertezas, como as futuras relações comerciais com o Reino Unido e os EUA e o risco de que cresça o sentimento de oposição à UE antes de eleições previstas este ano na própria Alemanha, na França e na Holanda. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;