Memória Titulo
De volta à Vila de São Bernardo
Por Ademir Medici
14/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Setenta anos depois, as lembranças da Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo, por dois colegas de escola, os meninos do logotipo.

Clarivalde Versolato foi o primeiro a se manifestar, há um ano, de 21 a 28 de fevereiro de 2016.

Chega a vez do Dr. Nevino Antonio Rocco. Ele enaltece as lembranças do colega. Lembra dos anos do curso primário: 1943 a 1946.

“Versolatto residia a um quarteirão do grupo escolar, na esquina da Jurubatuba com a Olavo Gonçalves. Eu, na Rua Amélia, atual trevo do km 23 da Anchieta, a uns três quilômetros dele, no extremo Sul da nossa histórica Marechal”, assinala Dr. Nevino.

 

Muralha de taipa

Texto: Nevino Antonio Rocco

 

O então Grupo Escolar de São Bernardo ocupava quase todo o casarão do Alferes Bonilha, em cujo piso térreo funcionavam, além da cozinha, duas salas de aula e os mictórios, a cadeia pública, na esquina da Rua Tenente Sales, e a agência do Correio no lado oposto, junto ao pátio, cujo muro separava o campo do Palestra.

Houve colega que fugiu da classe escorregando pelos condutores de águas pluviais que davam nos fundos da cadeia. Saltavam a muralha de taipa e alcançavam o campo do Palestra, que se estendia até o Rio dos Couros (hoje Ribeirão dos Meninos, onde se nadava...

Em frente, a Fábrica de Móveis São Luís e a Rua Municipal. Na esquina dessa, de um lado, o bar de Álvaro (o Alvinho) Madeira, conservava na calçada o pau de amarrar cavalos ou de castigar escravos. Do outro, o bar do português Alberto Lopes Raposo.

 

Em 14 de fevereiro de...

1917 – A Câmara Municipal de São Bernardo estuda a execução de uma lei que torne obrigatório o Ensino Básico no Município, espaço geográfico hoje abrangido pelo Grande ABC.

A guerra. Do noticiário do Estadão: na Alemanha, chamada de 10 mil isentos às armas.

1967 – Com o símbolo NCr$, entra em vigor no Brasil o cruzeiro novo.

1972 – Falece José Brancaglione, o farmacêutico Zezinho, um dos mais queridos de Santo André.

1977 – Professor Vicente Bastos assume o cargo de diretor do Departamento de Educação e Cultura de São Caetano.

 

 

Diário há 30 anos
Sábado, 14 de fevereiro de 1987 – ano 29, edição 6367

Manchete – Inflação de 16,8% dispara o gatilho salarial; definida correção de alugueis; preços de autos caem, mas ninguém compra

Santo André – A União Brasileira de Escritores pede à Prefeitura que seja dado o nome de Nair Lacerda à Biblioteca Municipal.

 

Santos do Dia
Cirilo (monge)

Metódio (bispo)

Valentim

 

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários em 14 de fevereiro:

Em Minas Gerais, Caeté.

Em Alagoas, Delmiro Gouveira.

Em Santa Catarina, Itapiranga e Ituporanga.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;