Cultura & Lazer Titulo
Boato virtual sobre refrigerante é desmentido
Camila Zanini
Do Diário OnLine
09/05/2003 | 14:37
Compartilhar notícia


O Guaraná Kuat, do Grupo Coca-Cola, foi vítima de mais um boato de Internet, conhecidos como hoax – uma mensagem que está circulando via e-mail dá conta de que o refrigerante teria grande quantidade de Fenofinol Ameido e Voliteral, substâncias tóxicas que causariam mau funcionamento dos rins e câncer. No entanto, as substâncias nem mesmo existem.

O diagnóstico é atribuído ao Instituto Fleury e traz ainda a recomendação do médico Paulo José Teixeira, supostamente formado pela USP e especialista em toxicologia, de que as pessoas não deveriam ingerir mais a bebida. O Instituto Fleury repudiou publicamente o uso indevido de seu nome como, também, atestou jamais ter analisado o refrigerante.

A mensagem teria sido assinada por Monique Freitas, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, incluindo telefones para contato para que internautas pudessem confirmar a denúncia. No entanto, ao ser contatada pelo Diário OnLine, Monique afirmou que não escreveu e-mail e que não faz idéia de quem possa ter usado seu nome para divulgar o boato.

”Já entrei em contato com a Coca-Cola para esclarecer a situação, mas eles não têm como rastrear quem iniciou o boato”, explicou. “Também tentei falar com o médico citado no texto, mas ele não existe”, revelou Monique.

O falso alerta afirmava ainda que 23 pessoas já teriam passado pelo Hospital das Clínicas com falta de atividade renal e o aparecimento de tumores no reto depois de consumir altas doses de guaraná Kuat.

A Direção da Coca-Cola teria, inclusive, assumido a culpa e prometido indenizar os pacientes e todos aqueles que viessem a se contaminar com o Guaraná.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;