Política Titulo
Deputados iniciam
mandatos enérgicos
Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
20/02/2011 | 07:04
Compartilhar notícia


Os deputados federais eleitos pelo Grande ABC - William Dib (PSDB-São Bernardo) e Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT-São Bernardo) - iniciaram o mandato com o motor em alta rotação. Em apenas 20 dias, os parlamentares apresentaram, juntos, nove projetos de lei, quatro requerimentos e uma indicação. Na linha contrária dos pares, o ex-prefeito de Diadema José de Filippi Júnior (PT) ainda não inaugurou os trabalhos de seu gabinete na Câmara Federal.

Mas a tarefa de tornar as proposituras partes integrantes da Constituição não será tarefa fácil. Os deputados terão de aguardar as eleições das comissões permanentes, que serão responsáveis pelo parecer de constitucionalidade. Depois, terão de se articular politicamente para encaixar seus projetos na ampla pauta.

De acordo com o gabinete de Dib, a menina dos olhos é o projeto que exige a presença de profissionais de odontologia em hospitais e conta com apoio de renomados da categoria. Por conta da presença de organizações do setor, o tucano acredita na rapidez dos tramites dos projetos.

O tucano confeccionou outros cinco projetos: inclusão de bombeiros, policiais e militares no Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) para capacitação profissional; autorização para militares participarem de associações que representam a categoria; garantia ao idoso de atendimento odontológico, psicológico e fisioterápico em clínicas especializadas, credenciadas e postos de Saúde; autorização à União criar Escola Técnica Federal em São Bernardo; amplia a base de atendimento do Juizado especial Cível e Criminal. Também apresentou uma indicação.

Veterano que exerce o terceiro mandato, Vicentinho se mostrou tranquilo em relações aos encaminhamentos. "O presidente vai dar os encaminhamentos na semana que vem e vamos aguardar a votação. Estou confiante." Vicentinho apresentou três projetos de lei: propõe aumento do seguro desemprego de seis para oito parcelas mensais especificamente para mulheres que sustentam o lar; altera a legislação do serviço militar para que jovens empregados por, no mínimo, nove meses tenham a opção de rejeitar a obrigatoriedade de se apresentar; e proíbe caixas de supermercados de acumularem função de empacotadores. Também fez quatro requerimentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;