Internacional Titulo
Israelenses estao otimistas sobre acordo com palestinos
Do Diário do Grande ABC
15/08/2000 | 10:41
Compartilhar notícia


Autoridades israelenses se mostram otimistas sobre as possibilidades de conseguir em breve um acordo com os palestinos.

Israel e os palestinos estao ``próximos' de um acordo de paz, estimou nesta terça-feira o Ministro israelense da Justiça, Yossi Beilin.

O Ministro palestino da Cooperaçao Internacional, Nabil Shaath, parece também otimista, principalmente depois de uma reuniao esta segunda em Copenhague com o Chefe da Diplomacia dinamarquesa.

``Estamos muito próximos de um acordo, mais próximos do que jamais estivemos em nossa história', declarou o Ministro, sem entrar em detalhes.

``Sobre as questoes de Jerusalém e a dos refugiados, as duas partes sabem agora quais sao suas 'linhas vermelhas recíprocas', acrescentou Beilin, que se encontra no Canadá em uma visita destinada a explicar a posiçao israelense depois do fracasso do encontro de Camp David.

Na segunda, um negociador israelense, o advogado Gilad Sher, havia expressado um ``otimismo prudente' sobre a possibilidade de se chegar rapidamente a um acordo, durante um encontro com diplomatas estrangeiros, segundo um comunicado do Ministério das Relaçoes Exteriores.

Por outro lado, as negociaçoes sobre o estatuto final dos territórios palestinos devem ser reiniciadas esta quarta-feira, ao mais alto nível desde Camp David.

A questao de Jerusalém foi a principal controvérsia durante as negociaçoes de Camp David, que terminaram no dia 25 de julho sem resultados.

Desde a anexaçao de Jerusalém Leste, em junho de 1967, Israel tem proclamado que a cidade em sua totalidade é sua capital ``única e indivisível'.

Entretanto, durante a reuniao de Camp David, Israel propôs pela primeira vez um controle palestino de alguns bairros árabes, com exceçao da cidade velha, que é o centro histórico, e o setor onde se encontra a maioria dos santos lugares.

Os palestinos exigiram soberania palestina em toda Jerusalém Leste.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;