Cultura & Lazer Titulo
Primeira violeira
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
04/08/2007 | 07:00
Compartilhar notícia


O som da viola e as festas religiosas formam par inseparável no folclore brasileiro. Reforçando a tradição, a Vila ferroviária de Santo André abriga, neste sábado e neste domingo, a 1ª Violeira de Paranapiacaba, dentro das comemorações do dia do Padroeiro Bom Jesus.

Trata-se de um encontro de violeiros de diversas vertentes, incluindo os artistas do Grande ABC Garutti e Cuiabá, Pajé (da antológica parceria com Cacique), e Milton Araújo, sobrinho da violonista Helena Meirelles (1924-2005) e músico curador do circuito.

No dois dias, se apresentam seis duplas, seis violeiros solo e as orquestras de viola de Santo André, Mauá e Votorantim. “Dividi em três categorias: duplas caipiras de som tradicional, músicos da nova geração e os grandes nomes da viola, Cacique e Pajé e Carreiro e Carreirinho”, conta Araújo.

O resultado é um palco de estilos diversificados. Índio Cachoeira, que abre os festejos neste domingo com Cuitelinho, é considerado um dos maiores solistas no estilo antigo. O próprio curador é especialista na afinação ‘rio abaixo’, na qual a tia também era mestre, e que é propícia para solos típicos pantaneiros.

Estabelecida a primeira violeira, a idéia é que o evento tenha edições anuais e passe a agregar outros elementos folclóricos.

Nomes raros e premiados - Entre os músicos da nova geração, os destaques são Zeca Collares, Levi Ramiro, Júlio Santin, Ricardo Anastácio e Leandro de Abreu.

Collares é um dos solistas mais premiados do País. Ramiro colabora com diversos nomes da música de raiz. Santin, médico por formação, é coordenador da violeira de Irapuru, onde mora, e foi finalista do Prêmio Syngenta de Viola.

Anastácio é maestro da orquestra de Votorantim e Abreu é um dos raros especialistas na viola-de-cocho, típica do Pantanal.

Programação

A Festa do Padroeiro Bom Jesus de Paranapiacaba é celebrada todos os anos, no dia 6 de agosto, desde o final do século XIX, quando a Igreja foi inaugurada. Além das apresentações de viola, haverá barracas de comidas típicas. A tradicional distribuição do bolo ocorre na segunda-feira.

Neste sábado
Largo dos Padeiros
13h – Orquestra de Violeiros de Votorantim
14h – Leandro de Abreu
15h – Rio Pardo e Odilon
16h – Júlio Santin
17h – Ricardo Anastácio
18h – Tião Goiano e Cidão

Em frente à Igreja
20h – Garutti e Cuiabá
21h – Cacique e Pajé

Neste domingo
Largo dos Padeiros
12h – Índio Cachoeira e Cuitelinho
13h – Levi Ramiro

14h – Zeca Collares
15h – Milton Araújo

Ruas da Vila
17h – Orquestra de Violeiros de Mauá

Em frente à Igreja
18h – Missa com a Orquestra de Violeiros de Santo André
20h – Carreiro e Carreirinho



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;