Nacional Titulo
Desembargador indefere liminar a Néfi Tales
Por Do Diário do Grande ABC
02/08/1999 | 23:06
Compartilhar notícia


O desembargador Amador da Cunha Bueno, primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça (TJ), indeferiu liminar - anteriormente concedida por ele mesmo - que abria caminho para o ex-prefeito de Guarulhos Néfi Tales (PDT) reassumir o cargo.

Em despacho de 46 linhas, Cunha Bueno reconsiderou sua própria decisao e acolheu recurso (agravo regimental) interposto pelo procurador-geral de Justiça, Luiz Antônio Marrey, que pretende evitar o retorno de Tales. O ex-prefeito, afastado em setembro, é réu em açao civil pública sob acusaçao de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito.

Cunha Bueno havia dado liminar em favor de Tales sob o argumento de que a instruçao do processo (fase de coleta de provas e depoimentos) já havia terminado. Marrey provou, no entanto, que a Justiça de Guarulhos ainda nao havia dado início a esta etapa processual e, por isso, o afastamento de Tales é fundamental para que as testemunhas nao sofram intimidaçoes.

O desembargador reconheceu "ter havido um lapso na elaboraçao da certidao, pois o diretor de serviço do cartório afirmou que os autos estavam conclusos para sentença, o que representaria o término da instruçao".

Segundo Cunha Bueno, o procurador-geral "apresentou nova certidao, dando conta de que o juiz (1ª Vara Cível de Guarulhos) apenas saneou o feito e determinou a produçao de provas, portanto, a continuidade da instruçao".

Ao determinar que "nao prevalece mais, por ora, o fundamento da liminar concedida", Cunha Bueno advertiu: "É preciso ressaltar que, embora se possa defender o afastamento do prefeito de seu cargo durante toda a instruçao, nao é admissível que haja um prolongamento indefinido da colheita de provas, de forma a nao prejudicar o espírito da própria norma invocada".

Segundo o desembargador, "torna-se curial que a instruçao seja célere e objetiva, a ponto de nao impedir o exercício do mandato indefinidamente, quase significando uma cassaçao indireta".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;