Internacional Titulo
EUA desaconselharam dissolução do Congresso na Venezuela
Por Do Diário OnLine
17/04/2002 | 09:22
Compartilhar notícia


Após a prisão do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, os Estados Unidos advertiram o presidente interino Pedro Carmona para não dissolver o Congresso. A informação foi divulgada na edição desta quarta-feira do jornal The New York Times .

O assistente do secretário de Estado para o hemisfério Oeste, Otto Reich, teria telefonado a Carmona para adverti-lo de que sua intenção de dissolver a Assembléia Nacional seria uma "estupidez". A declaração foi dada ao jornal por um funcionário do Departamento de Estado que não foi identificado.

Carmona, um empresário e oposicionista de Chávez, não atendeu aos conselhos e dissolveu a Assembléia e a Corte Suprema, aumentando as dúvidas dos militares sobre sua administração e o popular clamor para o retorno de Chávez.

O contato de Reich com Carmona, que ocorreu em um momento não revelado, comprova o papel ativo de Washington no golpe de Estado contra Chávez na semana passada.

Este artigo sobre os contatos antes e depois do golpe de Estado entre os Esteados Unidos e os adversários políticos de Chávez é o segundo publicado esta semana por The New York Times.

Os Estados Unidos não manifestaram simpatia por Chávez quando foi afastado do poder e não rechaçaram explicitamente o Governo interino que o substituiu, de acordo com a publicação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;