Internacional Titulo
Haiti confirma Garry Conille como primeiro-ministro
05/10/2011 | 01:37
Compartilhar notícia


Após longa espera, o Senado do Haiti confirmou hoje Garry Conille como primeiro-ministro do país. A definição possibilitará agora ao presidente Michel Martelly formar seu gabinete e dar um andamento mais acelerado à reconstrução do país após o violento terremoto ocorrido no ano passado. Conille, que havia sido ratificado por unanimidade na Câmara dos Deputados, recebeu o respaldo do Senado com 17 votos a favor, 3 contra e 9 abstenções, em uma sessão plenária, em que presidente não vota, transmitida pela TV.

Desde que assumiu a presidência, em maio, Martelly já havia indicado dois nomes, mas que foram rejeitados pelo Parlamento. A ausência de um governo pleno no país tem impedido o presidente de agir em sua agenda.

Conille é médico e foi assessor do ex-presidente americano Bill Clinton, na função de enviado das Nações Unidas ao Haiti. Além do Haiti, o novo premiê já havia trabalhado para a ONU, desde 1999, na Etiópia e Níger. Ele também assumirá as responsabilidade de copresidente a fim de constituir um painel de recuperação com seu ex-chefe, Bill Clinton.

A comissão provisória para a reconstrução do Haiti tem sofrido pesadas críticas por ter feito poucos progressos desde o desastre. Conille terá agora que apresentar um plano de governo para as duas casas no Parlamento, mas poderá fazer revisões se questionado pelos parlamentares. As informações são da Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;