Memória Titulo Memória
E a indústria bancava seus times

Parabéns por mais esta iniciativa, relembrando a parte esportiva de São Caetano

Ademir Medici
01/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“Parabéns por mais esta iniciativa, relembrando a parte esportiva de São Caetano, principalmente o meu Ypiranguinha. Na época áurea jogavam, à tarde, grandes clubes da cidade, inclusive pertencentes a nacionalidades tais como o União Cultural, o Teuto (alemães), Espanha (espanhóis), Vasco da Gama, Mecânica, Piratininga (o papa títulos). Alguns jogavam de manhã: São Cristovão, Vila Alpina, Vila Bela, América do Sul, São Paulo (estes os mais antigos).”

Alexandre Halas, assinante do Diário nascido em São Caetano

Quem ilustra a Semana esportiva São Caetano de hoje é o Willo FC. Willo? Pois é, a cidade teve um clube com este nome, formado por funcionários da indústria de madeira Willo Ltda. Está lá, no álbum editado pela Federação Paulista de Futebol em 1957.

Quem nos fala do Willo é o jornalista Nelson Martins de Almeida, que dividiu com o premiado e saudoso Thomaz Mazzoni, o Olimpicus, a autoria do álbum.

- Fundação: 27-10-1951.

- Realizava jogos amistosos.

- Quadro associativo: 300.

- Patrimônio: campo fechado e sede instalada.

- Diretoria: presidente, Antonio Raimundo; vice, Anton Holger Wilheimsen; secretário-geral, Luiz Znardo; 1º secretário, Wenceslau Serrachiani; 1º tesoureiro, Caetano Ignácio; 2º tesoureiro, Guerino Berssani; diretores esportivos, Adalberto Montenegro de Carvalho e Lázaro do Espírito Santo; diretor social, Francisco Antonio Alves.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 1º de agosto de 1985 – ano 28, nº 5891

Manchete – Postura de João Sayad frustra prefeitos. O ministro do Planejamento declarou que não pretende repassar qualquer recurso adicional aos Estados e municípios este ano

Vôlei Masculino – Pirelli representa o Brasil e vence a Argentina por 3 a 0, conquistando o Sul-Americano de Seleções.

Acidente – Caminhão bate, mata motorista e contamina água na Serra do Mar.

Futebol – E o Coritiba é campeão brasileiro: ontem à noite, vitória na cobrança de pênaltis frente ao Bangu.

Municípios Paulistas

Aniversariam hoje: Bauru e Piracicaba.

- Bauru foi elevado a município em 1º de agosto de 1896, pela lei estadual nº 428, quando se desmembrou de Lençóis Paulistas. O nome significa ‘cesto de frutas’.

- Piracicaba adota como data de fundação o 1º de agosto de 1767. A elevação a município ocorre em 31 de outubro de 1821, com o nome de Vila Nova da Constituição. O nome Piracicaba foi adotado oficialmente em 1877, significando ‘lugar em que o peixe para’ e o slogan da cidade é Noiva da Colina.

Nas Ondas do Rádio

Viagem no Tempo. Internet: www.viagemnotempo.net. Música, notícias e história. Vinte e quatro horas por dia no ar.

Estadão FM (92,9). Estadão Acervo. Geraldo Nunes fala da entrevista que fez esta semana com o violeiro Chico Lobo. O músico vai contar casos e relatar simpatias e curiosidades que reuniu para o livro Conversa de Violeiro, feito em parceria com o pesquisador Fábio Sombra.

Também falará sobre o CD Cantigas de Violeiro. Livro e CD estão sendo lançados pela gravadora Kuarup.

- O programa apresentará trechos das músicas de Chico Lobo e muitas curiosidades sobre a cultura popular e a viola caipira.

Hoje, às 6h e 18h; amanhã, às 6h.

Rádio ABC (1570). Causas Nobres. O cotidiano de entidades do Grande ABC que realizam ações que se voltam ao lado social. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. Milton Parron informa e comenta a audição:

- Vou apresentar a mais longa entrevista que Roberto Carlos concedeu até hoje. Ele fala sobre tudo, até política. Aborda questões familiares, relação com os filhos, seu propalado egocentrismo e misticismo.

- Como ilustração, muita música bonita. A maioria não faz parte do longo repertório que o público adotou e, portanto, já massacrou os ouvidos.

- Essa excelente entrevista foi feita em abril de 1989 por Luis Fernando Maglioca, à época diretor artístico da Rádio Bandeirantes.

Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Em 1° de agosto de...

1915 – Pela 12ª rodada do primeiro campeonato da Liga Interna de São Bernardo, o Brasil vence o Primeiro de Maio por 1 a 0, gol de Rita, em partida apitada pelo Sr. Balista; entre os segundos quadros, outra vitória do Brasil, também por 1 a 0. Árbitro: Luiz Massaini.

NOTA – À noite a diretoria do Brasil ofereceu um copo de cerveja aos vencedores.

- Hoje, no prado de Campinas, disputará um dos páreos o cavalo Tangará, de Luiz Martinelli, comerciante de Santo André.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Aumento do efetivo do Exército da Holanda’.
1930 – Notícias do momento político brasileiro:

- O corpo de João Pessoa, assassinado em Recife, embarca de trem, na Paraíba, com destino ao Rio de Janeiro.

- Julio Prestes, presidente eleito do Brasil, retorna de sua viagem aos Estados Unidos e Europa, desembarcando em Recife.

Hoje

- Dia Mundial da Amamentação

- Dia do Selo Postal Brasileiro

Barro Paulista

X-VOTO

- Século 19. Óleo sobre madeira. Proveniente da capela da Fazenda São Matias (ou da Feiticeira) de Ilhabela. Coleção: governo de São Paulo.

Peça faz parte da exposição Barro Paulista: a tradição bandeirante do imaginário em barro cozido. Em cartaz no Museu de Arte Sacra, Capital (Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz). Curador: Dalton Sala.

Santos do Dia

- Afonso Maria de Ligório

- Caridade

- Esperança
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;