Economia Titulo Crise
Mercedes dá 2 dias de folga remunerada em São Bernardo

Medida tem objetivo de diminuir estoque e adequar a produção à demanda de mercado

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
14/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


A Mercedes-Benz dará dois dias de licença remunerada para os cerca de 10,5 mil trabalhadores da unidade da fábrica em São Bernardo. Os funcionários ficarão em casa hoje e amanhã e retomam as atividades na quinta-feira. Segundo a empresa, a medida é motivada pela queda nas vendas e tem o objetivo de ajustar a produção à demanda do mercado brasileiro.

No primeiro trimestre de 2015, a comercialização de caminhões no País teve queda de 36,6% ante o mesmo período do ano passado, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Na unidade da Mercedes em São Bernardo são fabricados caminhões e ônibus.

Com retração nas vendas, a indústria fica com excesso de pessoal. A montadora estima que a planta do Grande ABC tenha excedente de aproximadamente 1.200 trabalhadores. Para tentar reduzir o efetivo, a empresa abriu em março PDV (Programa de Demissões Voluntárias), que era previsto para ser encerrado no dia 31, mas que foi prorrogado até o dia 27.

Outra medida adotada para ajustar a produção foi a colocação, em julho, de 750 funcionários em lay-off (suspensão temporária do contrato de trabalho). Em fevereiro, 35 retornaram à fábrica. Os outros 715 deverão ficar afastados até o fim do mês.

VOLKSWAGEN

Na unidade de São Bernardo da Volkswagen, o prazo para adesões ao PDV foi encerrado na sexta-feira, mas a empresa ainda não divulgou o número de inscrições. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;