Cultura & Lazer Titulo
Confira as peças da luta entre bem e mal estrelar
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
15/05/2005 | 15:38
Compartilhar notícia


A função de Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith é nuclear. Todos os outros cinco filmes da saga remetem a este capítulo, que centraliza as alterações e mutações que deram origem à mitologia de Guerra nas Estrelas.

A começar pelo confronto entre os Jedi e os Sith, forças máximas que representam a velha e boa estrutura do bem e do mal. Ambas são baseadas no conceito da Força, uma energia gerada por todos os seres vivos que habitam o universo e canalizada para as ações físicas e espirituais dos guerreiros que as representam. No caso dos Jedi, ela deve ser usada em prol do conhecimento e de ações defensivas, escorada pela tolerância e pelo amor. Pelas bandas dos Sith, sua manifestação converge para o ataque e a aniquilação, baseada no ódio. É o lado negro, que significa o usufruto pleno da Força, devido a sua perspectiva de poder ilimitado. Em outras palavras, a tentação.

Igualmente bipolar é a formatação política de Guerra nas Estrelas. A Velha República, com seu compromisso democrático, é defendida por um conselho formado por jedis de elite. Primeiramente, encontra-se ameaçada por uma subversão de produtores capitalistas, chamados de Federação do Comércio. Essa rusga evolui para uma luta entre a República e um movimento separatista, que anseia um sistema político de planetas independentes. No fim das contas, são todos simulacros de oposição política, forjados para dar lugar ao Império Galáctico, viabilizado também graças à corrupção do Senado que rege a República.

São numerosos os personagens que representam esse universo. O Diário lista aqui as principais peças desse jogo que procura reinventar a mais antiga e funcional batalha da humanidade.

Anakin Skywalker/Darth Vader
Do começo ao fim, a saga de Guerra nas Estrelas orbita em torno deste personagem, que oscila entre o bem e o mal e, assim, condensa o maior debate ético da série. Ainda criança, vive como escravo em Tatooine, planeta agrícola que está sujeito às ordens dos Hutt, uma raça de gângsteres barra-pesada. Capaz das mais brilhantes façanhas, como construir veículos de corrida e andróides, o menino revela um potencial único para se tornar cavaleiro Jedi, maior até que o do legendário Yoda. Em meio a seu treinamento, apaixona-se por Padmé Amidala, senadora da República Galáctica. Há nessa relação um senão que, junto à morte de sua mãe, motivará Anakin a ceder à ordem dos Sith. O regimento dos Jedi exige o celibato e, para evoluir na ordem, deve abrir mão de seu amor. Contrariado, ele rebela-se contra seu mestre, Obi-Wan Kenobi, e se entrega ao lado negro da Força para liderar, sob o aval do Imperador Palpatine e já batizado como Darth Vader, as hordas do Império Galáctico, uma ditadura que domina todo o sistema interplanetário. E, de quebra, extinguir os cavaleiros Jedi.

Atores que o interpretam: como Anakin – Jake Lloyd (na infância); Hayden Christensen (adolescência e juventude); como Darth Vader – Hayden Christensen, David Prowse e James Earl Jones (voz)
Episódios em que aparece: I, II e III (como Anakin); III, IV, V e VI (como Vader)

Luke Skywalker
Fazendeiro, mora com os tios Owen e Beru em Tatooine. Ao tomar contato com o velho eremita Obi-Wan Kenobi, sabe que seu pai foi um grande Jedi. E só. Após o assassinato de seus tios, por soldados do Império, segue com Obi-Wan para oferecer ajuda à princesa Léia Organa, na liderança da Rebelião contra os tiranos. Inicia seu treinamento com o velho Yoda, no pantanoso planeta Dagobah, e parte para o confronto contra Darth Vader, que é ninguém menos que seu pai. Resiste à influência do lado negro da Força, converte seu pai ao bem aos 45 minutos do segundo tempo, e capitaneia a desintegração irrestrita do Império. Sagra-se como o último mestre Jedi do universo, incumbido de transmitir seus conhecimentos a gerações futuras.
Ator que o interpreta: Mark Hamill
Episódios: IV, V e VI

Léia Organa
O arquétipo das donzelas medievais, enviada às estrelas. Também conhecida como princesa Léia, é criada pelo ex-senador Bail Organa no planeta Alderaan e, adulta, encabeça os esquadrões da Rebelião para derrubar o governo do Império. Come o pão que Darth Vader amassou, pois é seguidamente capturada pelos vilões e chega a ser sujeitada como concubina do asqueroso Jabba. Inicia um romance com o piloto Han Solo e, lá adiante, num lance folhetinesco da saga, toma conhecimento de que ela e Luke são irmãos gêmeos, separados ao nascer para não caírem nas mãos do pai, o ardiloso Darth Vader.
Atriz que a interpreta: Carrie Fisher
Episódios: IV, V e VI

Jabba
Versão molusco do Don Corleone de O Poderoso Chefão, a enorme lesma pertence à etnia dos Hutt e manda e desmanda no submundo de Tatooine, o planeta natal de Anakin e Luke Skywalker. Organiza as apostas nas corridas de pod (foguetes terrestres) e supervisiona uma rede de contrabando interplanetária. Por causa de uma dívida, põe a prêmio a cabeça de Han Solo e, quando lhe entregam o capitão da Millennium Falcon, manda instalá-lo como peça de decoração em seu palácio. Essa atitude vai lhe custar caro.
Ator que o interpreta: Larry Ward (voz)
Episódios: I, IV e VI

Qui-Gon Jinn
Mestre de Obi-Wan, opera a bem-sucedida resistência ao ataque da Federação do Comércio ao pequeno Naboo. Nesse ínterim, encontra o pequeno Anakin Skywalker e deposita toda sua fé de que ele é o cavaleiro Jedi que trará equilíbrio à Força, de acordo com uma antiga profecia. Morre ao encarar Darth Maul.
Ator que o interpreta: Liam Neeson
Episódio: I

R2-D2 e C-3PO
São mais que andróides serviçais; são ícones indiscutíveis de Guerra nas Estrelas, na saga de cabo a rabo. O pequeno R2-D2 ganha destaque quando ajuda a rainha Amidala a escapar do embargo ao planeta Naboo. É enviado pela princesa Léia para encontrar Obi-Wan, o único Jedi que pode livrá-la do cárcere do Império. C-3PO, é uma criação do genial Anakin Skywalker quando este ainda era criança, e um robô cuja especialidade são as relações diplomáticas. Nada diplomático é seu relacionamento com a bandidagem, que ora o desmonta, ora arranca seus olhos...
Atores que os interpretam: Kenny Baker (R2-D2) e Anthony Daniels (C-3PO)
Episódios: todos

Chewbacca e Han Solo
A dupla de pilotos oferece seus serviços de táxi espacial a bordo da Millennium Falcon, um cacareco que eles chamam de espaçonave. Para engordar a renda, Han Solo faz bicos como contrabandista para o mafioso Jabba. Larga a vida criminosa ao simpatizar com a causa da Rebelião e se encantar com a princesa Léia. Chewbacca, o co-piloto que emite a torto e a direito balbucios de ironia e de reprovação a seu parceiro, pertence à raça wookie e, antes de ingressar no ramo dos transportes, lutou para defender seu planeta natal, Kashyyyk, dos exércitos separatistas do conde Dooku
Atores que os interpretam: Harrison Ford (Han Solo) e Peter Mayhew (Chewbacca)
Episódios: IV, V e VI (Solo) e III, IV, V e VI (Chewbacca)

Obi-Wan Kenobi
Um dedicado discípulo de Qui-Gon Jinn, faz um juramento a seu mestre, no leito de morte, de que treinará Anakin nos mandamentos Jedi. Traído pelo aprendiz, é perseguido pelos Sith após a consolidação do Império e passa a viver recluso nas montanhas de Tatooine. É tirado de seu exílio por um pedido de resgate da princesa Léia e apresenta o jovem Luke Skywalker às crenças e aos conceitos dos Jedi. Morre num duelo com Darth Vader e, em aparições fantasma, é alçado à condição de consciência de Luke.
Atores que o interpretam: Ewan McGregor (juventude) e Alec Guinness (velhice e fantasma)
Episódios: todos

Yoda
Aos 800 anos de idade, é considerado o maior mestre Jedi de toda a história, e por isso mesmo uma das vozes mais atuantes no conselho de guerreiros que auxilia a República nas decisões de governo. Com seu aspecto de sapo banjo que não alcançaria o status de príncipe nem com um beijo da princesa Léia, é um espadachim extremamente ágil. À beira da morte e parentemente gagá, lega a Luke Skywalker todo o conhecimento Jedi para que este logre êxito na batalha contra Vader.
Ator que o interpreta: Frank Oz (voz)
Episódios : I, II, III, V e VI

General Grievous
Uma das figuras mais exuberantes – e cruéis – a povoar a série. Meio homem e meio máquina, Grievous é o comandante dos exércitos de andróides que obedecem aos anseios separatistas. Adquiriu como hobby a caça esportiva a Jedis; e como troféus de suas caçadas, traz no cinto os sabres de luz dos cavaleiros derrotados. É o executor do seqüestro de Palpatine, delito que levará a seu encontro os Jedis Anakin e Obi-Wan.
Ator que o interpreta: Matthew Wood (voz)
Episódio em que dá as caras: III 

Imperador Palpatine / Darth Sidious
O barão da corrupção. A princípio Senador da República Galáctica, dissimula um apoio a Naboo na resistência ao ataque da Federação do Comércio. Com o resultado positivo da batalha, Palpatine alcança o cargo de Supremo Chanceler da República e se vê diante da posterior ameaça de um grupo separatista comandado pelo conde Dooku. Ordena o envio das fileiras de clones para derrubar os exércitos que clamam independência, no planeta de Gionosis, e dá início às Guerras Clônicas. Logo, o Chanceler revela ser Darth Sidious, um lorde Sith que se escondeu durante anos dos Jedi. Ou seja, aquela aparente defesa da democracia, com o advento dos clones, nada mais era que uma manobra política para instaurar o Império que ele encabeçará, com Darth Vader ao lado direito de seu trono, e que só será desafiado anos depois, pelos irmãos Léia e Luke.
Ator que o interpreta: Ian McDiarmid
Episódios: I, II, III, V e VI

Padmé Amídala
Rainha de Naboo, encontra-se logo de cara sitiada pelos exércitos da Federação do Comércio, que discorda das taxas cobradas pela República para as rotas comerciais. Ao fim do embargo, proclama-se constituinte do Senado para auxiliar na reorganização da democracia na galáxia. Engravida de Anakin Skywalker e, ao saber da inclinação do amado para a influência dos Sith, foge grávida dos gêmeos Luke e Léia.
Atriz que a interpreta: Natalie Portman
Episódios: I, II e III

Conde Dooku (ou Dookan)
Um ex-Jedi que desligou-se da ordem por acreditar que esta não deveria servir à República. Reaparece como líder e idealizador da Confederação dos Sistemas Independentes, movimento separatista sustentado por diversos planetas e importantes instituições financeiras da galáxia. Mantém sob suas asas enormes exércitos de andróides, que serão confrontados pelos clones da República, a mando do chanceler Palpatine.
Ator que o interpreta: Christopher Lee
Episódios: II e III

Darth Maul
Durante milênios, a suspeita popular era de que os Sith, uma ordem de guerreiros dissidentes dos Jedi e que cederam ao lado negro da Força, estavam extintos. O surgimento de Darth Maul desmente essa crença. Aprendiz de Darth Sidious, Maul é o instrumento inaugural da vingança dos Sith. Assassina Qui-Gon Jinn e logo é eliminado por Obi-Wan. No entanto, sua presença gera preocupação entre os Jedi, que não sabem se ele é um mestre ou um aprendiz.
Ator que o interpreta: Ray Park
Episódio: I




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;