Internacional Titulo
Latino-americanos preparam no Vaticano visita do Papa ao Brasil
Por Da AFP
15/02/2007 | 16:54
Compartilhar notícia


Os representantes do Papa ou núncios na América Latina se reúnem de quinta-feira até 17 de fevereiro no Vaticano para preparar a visita de Bento XVI ao Brasil, que acontecerá em maio, indicaram fontes da Santa Sé.

Os 20 representantes do Pontífice na América Latina foram convocados pelo cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado da Santa Sé, com o objetivo de examinar a situação social, religiosa e eclesiástica do continente mais católico do planeta (cerca de 480 milhões de fiéis numa população de 600 milhões).

A reunião foi programada três meses antes da primeira viagem de Bento XVI à América do Sul, entre os dias 9 e 13 de maio, onde inaugurará a V Assembléia Geral da Conferência Episcopal da América Latina e do Caribe (Celam), no santuário de Aparecida, em São Paulo.

A idéia de realizar uma reunião preparatória surgiu há 17 anos, quando os diplomatas da Santa Sé se reuniram em Santo Domingo para preparar a Assembléia Geral da Celam de 1992.

As anteriores Assembléias Gerais do Episcopado Latino-americano foram celebradas no Rio de Janeiro (1955), Medellín (1968), Puebla (1979) e Santo Domingo (1992).

"Hoje, como ontem, a atenção está voltada para os desafios sociais e pastorais que a sociedade e a igreja encontram nesta ampla região do mundo, chamada pelo venerado papa João Paulo II de o 'continente da esperança'", sustentou um comunicado do Vaticano.

Entre os participantes figuram vários cardeais e membros da Cúria Romana, que examinarão, entre outros temas, a situação do clero e das seitas apostólicas, cujo preocupante crescimento preocupa as autoridades religiosas.

O encontro, que ocorre na Casa Santa Marta, dentro do Vaticano, terminará no sábado com uma audiência com o papa Bento XVI.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;