Cultura & Lazer Titulo
Fas de Raul vao às ruas
Por Nelson Albuquerque
Da Redaçao
20/08/2000 | 18:32
Compartilhar notícia


"Hoje é segunda-feira e decretamos feriado", assim começa uma das músicas de sucesso de Raul Seixas. E é nesse clima que nesta segunda, data de 11 anos da sua morte, os fas realizarao uma passeata para homenageá-lo, em Sao Paulo. O mito do maluco beleza prova estar bem vivo, nao só pela manifestaçao do público, mas pelos recentes lançamentos de livros, de novas coletâneas em CD e até pela produçao de um filme para cinema.

A passeata terá concentraçao a partir das 16h, em frente ao Theatro Municipal, na praça Ramos de Azevedo. Passará pelo viaduto do Chá, rua Direita e chegará à porta da Catedral da Sé, onde os participantes devem ficar até as 22h cantando músicas do ídolo.

O fato de ser uma segunda-feira nao é empecilho. "Pode cair em qualquer dia da semana, chover ou fazer frio que essa maratona acontece sempre no dia 21", afirma Sylvio Passos, presidente do fa-clube Raul Rock Club.

A fidelidade dos amantes de Raul se confirma também comercialmente. Só neste ano foram lançadas pelo menos duas coletâneas com músicas do cantor, além de alguns livros, como Raul Seixas - A História Que Nao Foi Contada, de Elton Frans, e a reediçao ampliada de Raul Seixas: Uma Antologia (1992), do próprio Sylvio Passos.

Páginas na Internet também nao faltam. Por meio do endereço www.raulrockclub.com.br, pode-se ter acesso ao site oficial (www.raulseixas.com.br) e a outros cinco de fas-clubes, 30 de fas e quatro de bandas cover.

Filme - O que promete, em breve, mexer com os ânimos do público é o primeiro longa-metragem sobre a vida do roqueiro baiano. A responsável pela produçao é a Cepac Estúdios, de Porto Alegre (RS), que ainda nao tem previsao para iniciar as filmagens. "É algo que tem de ser bem trabalhado, temos fatos e imagens inéditas. Vamos usar três atores, ainda nao definidos, que representarao o Raul em fases diferentes", adianta o diretor Emerson Links.

O título já está definido: Maluco Beleza - O Filme. "Uma das novidades é a participaçao dele (Raul) no Clube Nova Era, em Porto Alegre, em 1972. Era uma sociedade futurista liderada pelo cientista Carlos Ducatt, que se diz vindo do planeta Orion. O documento que tenho comprova a adesao dele, de Gilberto Gil e de Jorge Mautner", conta o diretor.

Mas, antes, Links se dedica à produçao do longa-metragem Ritmo Rebelde. O filme contará a história do rock no Brasil, dos anos 50 até hoje, e mostrará diversos artistas, inclusive Raul Seixas. Algumas participaçoes já estao confirmadas, como a de Jerry Adriani e Marcelo Nova.

"Raul é um ícone no Brasil, suas músicas fazem pensar e dificilmente morrerao", avalia Marcos Spitzer, o Dr. Rock, personagem divulgador do estilo musical na regiao. "Ele é ainda o maior representante do rock nacional, e existe uma distância muito grande para o segundo", completa.

Para Passos, o interesse pelas obras de Raulzito é crescente, e um dos motivos seria a falta de opçoes mais atuais. "Vivemos uma carência musical no país, por isso o público dele vem aumentando também entre os jovens", diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;