Política Titulo Proposta
Horácio Neto promete brigar contra terceirizações

Candidato a estadual pelo Psol de S.Caetano avalia que prática precariza serviços públicos

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
01/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Candidato a deputado estadual pelo Psol de São Caetano, o ex-vereador Horácio Neto promete lutar contra as terceirizações de serviços públicos, caso conquiste cadeira na Assembleia Legislativa. A argumentação dele é a de que a prática precariza os serviços públicos e prejudica crescimento da carreira de concursados.

Para Horácio, a área mais prejudicada pela conduta é a Saúde. Gestores do setor em níveis municipal e estadual costumam recorrer a contratos com organizações sociais para completar atendimentos com médicos especialistas ou realização de exames específicos, por exemplo.

“Em serviços terceirizados não tem como fazer o controle social, que é papel do governo do Estado. Esse recurso deveria ser apenas um complemento, não pode ser o canal central dos atendimentos do Estado. O SUS (Sistema Único de Saúde) deve ser público e não terceirizado. É por aí que está passando nosso diálogo com a população (em busca de votos)”, analisou Horácio.

Embasado na bandeira, o candidato a deputado estadual pretender utilizar eventual mandato para “forçar” o Palácio dos Bandeirantes a ampliar os investimentos no SUS e nos equipamentos próprios, como hospitais regionais e AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades). No Grande ABC, as cidades têm, de fato, cobrado maior participação do Estado no custeio da Saúde. Em nível federal, o Ministério Público apura queda de repasses na última década ao sistema.

“Precisamos de concursos públicos na Saúde, construir unidades e não alugar. Cada município deveria ser o gestor da Saúde junto da população. Na nossa região, a principal organização é a Fundação do ABC. Somos críticos a essa forma de gestão”, criticou.

Atualmente o Psol conta com apenas um deputado na Assembleia: Carlos Giannazi. A expectativa de Horácio é a de que o número de parlamentares chegue até três. “Nossa candidata à Presidência, Luciana Genro, ganha notoriedade na reta final e o (Gilberto) Maringoni também. Isso vai alavancar os votos de legenda.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;