Esportes Titulo
Coroa de oliveiras é ressuscitada em Atenas após 16 séculos
Da AFP
19/08/2004 | 20:19
Compartilhar notícia


Único prêmio recebido pelos atletas olímpicos da antiguidade, a coroa de oliveiras, a "kotinos", volta a brilhar na cabeça dos campeões em 2004 em Atenas, depois de ter sido substituída pela de louros.

Na Antiga Olímpia, apenas o primeiro de uma prova tinha direito à coroa de oliveiras, enquanto que, agora, os três medalhistas recebem a premiação. O costume foi instaurado em 752 A.C., aparentemente devido a um oráculo da Pitonisa de Delfos.

No passado, a tarefa de recolher os ramos de oliveira frescos era de um adolescente, agora é feita pelos funcionários do Athoc (Comitê Organizador), que precisam conseguir um número suficiente para as provas do dia.

A retomada da coroa original dos Jogos Olímpicos foi decidida desde o início pelo Athoc para reforçar o caráter histórico da edição do evento em Atenas. Segundo o mito, a deusa Atenas garantiu a tutela da cidade frente a Poseidon, deus do mar, oferecendo aos atenienses esta árvore nutritiva que depois se tornou sagrada.

Segundo a Athoc, até agora o antigo costume não havia sido ressuscitado, nem mesmo para os primeiros Jogos Modernos, que também foram realizados em Atenas, em 1896.

Entretanto, o ramo de oliveira, símbolo da paz, tem seu papel nas Olimpíadas modernas, sendo erguido durante a cerimônia para acender a chama em Olímpia, e levado ao lado da tocha.

Antes dos primeiros pódios, a Athoc já tinha feito desta coroa símbolo estilizado do evento em 2004. Os organizadores também prestaram homenagem às árvores que modelaram toda a paisagem grega ao escolher como tocha olímpica um modelo concebido por um designer grego, que aliou metal e madeira de oliveira.

Todas as coroas dos campeões vêm do "Parque dos membros do COI (Comitê Olímpico Internacional)", no bairro ateniense de Goudi, onde os dirigentes olímpicos plantaram árvores em 1997, quando Atenas foi designada sede dos Jogos de 2004.

As únicas exceções serão os 'kotinos' dos vencedores da maratona. Para pôr fim à disputa entre duas localidades cretenses que disputavam há anos o título de possuir a oliveira mais antiga do mundo, os ramos desta provas serão cortados das duas árvores.

Segundo a Athoc, os participantes dos Jogos adoram a coroa de oliveiras, que foi usada por várias delegações no desfile de abertura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;