Internacional Titulo
Bush acredita no processo democrático no Iraque
Da AFP
06/03/2004 | 13:22
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, reafirmou neste sábado sua confiança no processo democrático no Iraque, apesar do atraso sofrido na adoção de uma nova Constituição para esse país árabe.

"Os iraquianos fizeram grandes avanços. Os membros do Conselho de Governo mantêm um debate livre e animado para preparar um novo marco (legal) para governar seu país", disse Bush em seu programa semanal de rádio, transmitido de seu rancho de Crawford, no Texas (sul).

"Esta lei administrativa transitória protegerá os direitos de todos os iraquianos e fará o país avançar para um futuro democrático", acrescentou.

Os dirigentes iraquianos adiaram novamente esta sexta-feira a assinatura da Constituição provisória, devido às divergências sobre um de seus artigos. A previsão é de que as conversas para chegar a um consenso sejam retomadas hoje, sábado.

Em seu programa, Bush também condenou os atentados que deixaram mais de 170 mortos em Kerbala e Bagdá na terça-feira.

"Alguns dos assassinos por trás destes ataques são partidários do antigo regime de Saddam Hussein. Outros são terroristas estrangeiros. Todos estão determinados a deter e fazer retroceder os avanços conseguidos no Iraque para a liberdade", avaliou.

O presidente dos EUA comentou que estes ataques fazem parte de um plano exposto numa carta interceptada pelos serviços americanos de inteligência, escrita por um suposto membro da rede Al-Qaeda, um jordaniano chamado Abu Moussab al-Zarqaoui.

Segundo Bush, este plano procura "dividir o Iraque, fomentando a violência étnica, minar as forças de segurança iraquianas, desmoralizar nossa coalizão e impedir a emergência de um Governo soberano e democrático".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;