Setecidades Titulo
ONG faz monitoramento ambiental em áreas de mananciais na região
Por Cíntia Banús
Especial para o Diário
29/08/2005 | 08:21
Compartilhar notícia


O MDV (Movimento de Defesa à Vida), outros grupos de monitoramento da qualidade da água e estudantes de direito estão unindo forças contra os problemas ambientais no Grande ABC. O objetivo é fazer um diagnóstico da situação das áreas de mananciais e entregá-los ao Poder Judiciário.

O dossiê será feito com base nas fotos e anotações feitas durante as visitas aos locais prejudicados. No sábado e ontem, Rio Grande da Serra e a região da Serra do Mar foram escolhidos. Em Rio Grande, flagraram um caminhão despejando terra em um das nascentes da represa Billings.

Na Serra do Mar, em São Bernardo, os profissionais apontaram estragos feitos por jipeiros e motoqueiros, que praticam rali e trilhas no local. "Eles passam destruindo tudo. Derrubam árvores, assoreiam riachos e ainda deixam lixo e ferramentas para trás", diz Virgílio Alcides de Farias, presidente do MDV. O município de Ribeirão Pires será o próximo alvo das investigações.

Grupo – A presença de estudantes de direito e advogados, além dos ambientalistas, é fundamental ao trabalho, segundo Farias, que também é estudante de direito. "Estamos montando um grupo jurídico para criar uma lei que consiga impedir estes crimes ambientais", diz o ambientalista.

Os loteamentos em áreas sem infra-estrutura e saneamento básico, que aumentam o risco ao meio ambiente, foram apontados pelo grupo. "Se a gente não garantir a preservação do que ainda nos resta, teremos que ir buscar água potável no Amazonas", diz.

No próximo dia 2, representantes do Ministério Público do Estado virão à região para ouvir os pedidos da sociedade. Até lá, o mutirão de defesa pretende ter o relatório dos problemas da maioria das cidades do Grande ABC, que será apresentado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;