Internacional Titulo
Iraque e Afeganistão são chamados para reunião do G-7
Do Diário OnLine
Com AFP
29/01/2004 | 09:48
Compartilhar notícia


Os ministros das Finanças e governadores dos Bancos Centrais do Iraque e do Afeganistão foram convidados para participar da reunião ministerial de finanças dos Grupos dos Sete países mais ricos do mundo (EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá), que acontecerá em 6 e 7 de fevereiro, em Boca Raton (Flórida, EUA).

"Uma sessão especial será dedicada ao Iraque e ao Afeganistão", declarou o subsecretário do Tesouro americano, John Taylor, durante uma coletiva de imprensa sobre o encontro do G-7. Essa reunião será no sábado e contará com a presença do ministro russo das Finanças (G-8), que não é membro permanente do grupo, mas que é regularmente convidado para as audiências.

"Haverá um período especial durante esse encontro, no qual os ministros das Finanças e governadores dos Bancos Centrais do G-7 poderão ouvir os balanços sobre a situação econômica do Iraque e do Afeganistão", destacou Taylor, acrescentando que não está prevista uma referência ao tema da dívida iraquiana.

O delicado assunto sobre a atribuição de contratos de reconstrução no Iraque, onde as empresas americanas estão com a maior fatia do bolo, também não será evocado.

Taylor frisou que as discussões vão incluir a introdução de uma nova moeda iraquiana e a chegada de bancos estrangeiros ao país.

Em relação ao Afeganistão, o debate se concentrará no sistema bancário do país e no controle da inflação nacional, assim como nas medidas adotadas para que o governo central receba fundos das províncias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;