Setecidades Titulo Evasão
Na região, 365 mil pessoas estão com 3ª dose atrasada

Evasão da segunda dose é de 96.388 munícipes; cidades dizem que fazem busca ativa na procura pelos faltosos

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
29/03/2022 | 05:03
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Dados de seis das sete prefeituras do Grande ABC mostram que 365.462 pessoas que já deveriam ter ido aos postos de saúde em busca da terceira dose da vacina contra a Covid ainda não apareceram. A pior situação ocorre em São Bernardo, com evasão de 120.143 moradores, seguida de Mauá (88.456), Diadema (82.357), São Caetano (30.888), Ribeirão Pires (29.500) e Rio Grande da Serra (14.118). A Prefeitura de Santo André não disponibilizou os números.

Em relação à segunda dose, que encerra o ciclo de imunização, são 96.388 moradores do Grande ABC que não apareceram, ou seja, receberam apenas o primeiro imunizante. De acordo com os especialistas, a proteção contra a Covid se dá apenas com o esquema vacinal completo e com as doses de reforço.

As prefeituras dizem que estão fazendo busca ativa para localizar os faltosos. Por meio de nota, a Prefeitura de São Bernardo informou que utiliza os agentes comunitários para localizar as pessoas. Já São Caetano utiliza números de telefones cadastrados nos postos de saúde e também faz campanhas nos canais oficiais.

Em Diadema, a Prefeitura disse que “continua fazendo monitoramento diário dos dados e realiza busca ativa por meio de chamada telefônica ou visita domiciliar para sensibilizar a população sobre a importância de completar o esquema vacinal”. Em Mauá, para aumentar a adesão à vacina, a cidade estendeu o horário de funcionamento das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Zaíra 2, Flórida e Magini, que operam das 9h às 20h, de segunda a sexta, e vem realizando mutirões e forças-tarefas.

Ribeirão Pires disse que “reforça, periodicamente, por meio das mídias sociais oficiais, a importância do esquema vacinal completo. Ainda sim, é realizada uma consulta informal a cada paciente que passa pelas UBSs para saber se já foram tomadas as três doses de vacinas contra a Covid. Em caso negativo e o paciente estiver com a documentação adequada e dentro do prazo estabelecido e, assim, desejar tomar a vacina, pode ser realizada”. Rio Grande da Serra também assegurou que faz busca ativa. 

Levando em consideração apenas a população com 5 anos ou mais, que é a faixa etária que pode receber os imunizantes, 96% dos moradores da região já receberam a primeira dose e 87,9% estão com o esquema vacinal completo. A terceira dose é realidade para 54,5% dos munícipes.

QUARTA DOSE

Todas as cidades do Grande ABC já disponibilizam a quarta dose da vacina contra a Covid para os idosos. Em Diadema, moradores a partir de 60 anos já podem garantir o imunizante, enquanto que em São Bernardo estão sendo vacinados munícipes com 70 anos ou mais. Nos outras cidades a faixa etára contemplada é a de 80 anos ou mais. Apenas em Santo André e São Caetano é necessário agendamento. 

De acordo com calendário divulgado ontem pelo governo do Estado, a expectativa é que todas as cidades paulistas vacinem idosos a partir de 60 anos a partir do dia 5 de abril. “Este anúncio é mais um importante passo para protegermos a nossa população, principalmente os idosos acima de 60 anos”, destacou a coordenadora do PEI (Plano Estadual de Imunização), Regiane de Paula. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;