Setecidades Titulo Coluna - Momento Saúde
Insuficiência renal
Dr. Herculano Ferreira Diniz
29/08/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


1 – Quais são as principais causas de insuficiência renal aguda ou crônica? 

Nos casos de insuficiência renal aguda, a principal causa é a sepse, processo inflamatório causada por uma infecção. Nos pacientes mais graves com diagnóstico de Covid-19 não é incomum o aparecimento de insuficiência renal aguda também. Na insuficiência renal crônica as causas mais comuns são: diabetes, pressão alta, pedras nos rins, infecção urinária de repetição, nefrites e doenças císticas renais hereditárias (exemplo, doença renal policística).

2 – Quais são as pessoas que devem procurar a ajuda e o acompanhamento de um nefrologista? 

Além dos portadores das condições clínicas mais comumente associadas à insuficiência renal crônica, citadas acima, qualquer pessoa com alteração da função renal, perda de sangue ou proteína identificadas em exame de urina. 

3 – O que é hemodiálise e quais são as vantagens desse procedimento para tratar a doença renal avançada?

Hemodiálise é o procedimento através do qual o sangue passa por um filtro que retira o líquido e as substâncias não eliminadas pelo rim doente. No Brasil, cerca de 21 mil doentes necessitam de terapia renal substitutiva por ano. O início da hemodiálise possibilita a eliminação do excesso de líquido e purificação do sangue, com melhoria dos sintomas relacionados ao acúmulo de toxinas (exemplo: náuseas e vômitos causados pelos níveis elevados de ureia, indisposição por acidez sanguínea, falta de ar e inchaço pelo excesso de líquido) e da qualidade de vida dos pacientes. 

4 – O Hospital Brasil inaugurou recentemente uma clínica com sede própria especializada em nefrologia. O que ela oferece?

O Hospital Brasil oferece uma linha de cuidado completa para o paciente renal tanto no ambiente hospitalar como no ambulatorial. A clínica de nefrologia, vizinha ao hospital, oferece estrutura compatível com os padrões da Rede D’Or São Luiz, equipe multiprofissional especializada para o atendimento tecnicamente adequado, humanizado e acolhedor ao paciente com doença renal crônica e disponibilidade de insumos e tecnologia de ponta para a assistência segura e de qualidade ao paciente em hemodiálise. Além disso, conta com um sistema de purificação de água de ponta, com monitoramento remoto, garantindo um padrão de pureza e segurança no tratamento da água. 

5 – Qual a importância do tratamento e monitoramento da qualidade da água na hemodiálise? 

A pureza da água é algo indispensável ao tratamento de hemodiálise, é o ‘coração’ da unidade. A solução de diálise com a qual o sangue fará a troca de impurezas deve ser ultrapura, livre de partículas e diversos elementos químicos contidos na água ofertada pelo sistema de distribuição. A água utilizada também deve ser esterilizada e permanecer num sistema fechado, minimizando o contato com o meio externo e a chance de contaminação com bactérias. 

6 – Qual o papel de uma equipe multidisciplinar no acompanhamento do paciente com insuficiência renal crônica? 

A equipe multidisciplinar em unidades de hemodiálise conta com médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista e assistente social. A abordagem multidisciplinar é indispensável devido à abrangência da doença renal crônica e suas implicações físicas, psíquicas e sociais. O nutricionista monitora o estado nutricional do paciente por causa das implicações da doença sobre o apetite e o acúmulo ou deficiência de substâncias nutritivas. Esse profissional também faz a adequação do cardápio à condição clínica e laboratorial do paciente. O psicólogo aborda o impacto da doença sobre a vida do paciente e seus familiares. O sofrimento psíquico demanda escuta, aconselhamento e orientação para elaboração dos problemas e busca do alívio dos sintomas. O assistente social, por sua vez, acolhe o paciente ao primeiro contato com a clínica, orienta sobre as rotinas, estuda as restrições e demandas de acordo com a condição socioeconômica e dinâmica familiar, encaminha para obtenção de recursos disponíveis (isenções fiscais, INSS, ONGs etc) assim como faz o trâmite para possível transplante renal com doador falecido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;