Esportes Titulo Pesquisa
Corinthians tem maior torcida na região; times locais não são citados

ABC Dados entrevistou 1.000 pessoas nas sete cidades em janeiro

Por Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
29/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Quase metade dos torcedores do Grande ABC é corintiana. O dado é proveniente de pesquisa do ABC Dados, realizada entre 11 e 15 de janeiro, nas sete cidades da região. Foram entrevistadas 1.000 pessoas e, entre elas, 23% não torcem para ninguém. E o mais alarmante: os times locais (Santo André, São Bernardo FC, EC São Bernardo, São Caetano, Mauaense, Mauá FC, Água Santa ou CAD) não foram citados.

De acordo com o sociólogo Marcos Soares, criador do ABC Dados, a ausência das equipes locais foi “destaque” da pesquisa. “Tenho a impressão de que se tivéssemos perguntado aos entrevistados se tinham simpatia ou também torciam por algum outro time, é possível que as equipes da região tivessem sido até bastante citadas”, disse. “Me parece que as equipes da região são os ‘segundos times’ dos torcedores dos quatro grandes. Está aí um tema para abordar na próxima pesquisa”, projetou.

Segundo Marcos Soares, os dados gerais (considerando aqueles que não têm time)acompanham pesquisa do Datafolha de fevereiro 2017. Nestes, os números colhidos pelo ABC Dados apontam o Corinthians com 37% da preferência, São Paulo com 19%, Palmeiras com 12%, Santos com 6%, Flamengo com 2%, e outros com 1%, além daqueles que não torcem ou não têm equipe com 23% – ou seja, porcentagem maior do que a de são-paulinos.

Entre as pessoas que torcem para alguma equipe, o Corinthians aparece com 49% da preferência, seguido por São Paulo (25%), Palmeiras (16%), Santos (8%), Flamengo (1%) e outros (Cruzeiro, Inter, Portuguesa e Vasco, somados, com 1%).  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;