Setecidades Titulo Santo André
Pichação em praça revitalizada gera revolta no Jd.Alvorada

Equipamento público de Sto.André foi alvo de vandalismo; muro recebeu declaração de amor

Por Ana Beatriz Moço
27/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Vandalismo com declaração de amor pichada em muro de praça recém-revitalizada, em Santo André, gerou revolta entre os moradores do Jardim Alvorada. Após perceber a escrita em tinta branca no domingo, um dia após a Praça Alvorada II ter sido reinaugurada pela Prefeitura, a comunidade local entrou em ação para tentar identificar o autor do crime e cobrar punição. Para a elaboração de boletim de ocorrência, o grupo de munícipes contou com a ajuda do Facebook, já que o suspeito registrou a ação em seu perfil e, inclusive, marcou a namorada na publicação.

De acordo com a polícia, todas as informações já foram levantadas e o suspeito será notificado hoje a prestar esclarecimentos sobre o ato de vandalismo. O caso está sendo investigado pela Dicma (Delegacia de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente).

Localizada na Rua Antônio Seixas Leite Ribeiro, a área de 300 metros quadrados tem histórico de pichação. A equipe do Diário esteve no bairro e ouviu frequentadores da praça. Por lá, a reclamação é unânime. Além do descuido com o espaço, a população relata ainda a ocorrência de roubos frequentes e uso de entorpecentes no local.

A professora Juliana Silva, 37 anos, passeia com seu cachorro na praça todos os dias, mas a insegurança tem a deixado preocupada. Ela diz que já presenciou assaltos. “A Prefeitura entregou a praça reformada e a população simplesmente não dá importância. Quem faz esse tipo de coisa, como pichar, quebrar os aparelhos de ginástica, roubar e usar drogas na área são os próprios moradores do bairro. 

A população cobra Segurança pública para o bairro. Além disso, os moradores dizem que os próprios munícipes, que são contra essas ações de vandalismo, devem se unir para impedir que aconteça novamente. “O descuido vem daqui mesmo”, considera Juliana. A professora lamenta ainda o fato de a única opção de lazer do bairro ter sido degradada em tão pouco tempo. “Não conseguiremos usar por muito tempo, pois logo voltará a ficar danificada”, acredita.

Entre as melhorias realizadas pela Prefeitura estão manutenção e pintura do parquinho e da academia ao ar livre, recuperação da pista de caminhada, reformulação dos canteiros e da pista de skate e revitalização da área de convivência. 

A quadra teve a arquibancada pintada, o alambrado trocado e a tabela de basquete substituída. A praça recebeu ainda árvores, lavagem do mobiliário, fixação de novas papeleiras, colocação de guias rebaixadas, melhoria na iluminação e na sinalização viária no entorno.

Suspeito já foi identificado e deve prestar esclarecimentos

De acordo com o delegado titular da Dicma (Delegacia de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente), Márcio Antônio Pereira Macedo, a publicação no Facebook do suspeito somada às informações fornecidas pela população possibilitaram a localização do possível autor do crime. “Tudo leva a crer que foi ele mesmo o responsável. Temos de ouvir a versão do suspeito”, explica .

O autor da pichação será notificado ainda hoje para que compareça à delegacia. O caso é caracterizado como crime de menor potencial ofensivo e prevê pena de três meses até um ano de detenção. “A administração pública prevê multa que pode variar de 1.000 até 50 mil salários mínimos (o benefício é de R$ 954 hoje), depende de cada caso”, salienta Macedo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;