Cena Política Titulo
Palacio e Vidoski na prévia para 2020
Raphael Rocha
03/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Fabio Palacio (PR) e Beto Vidoski (PSDB) são considerados os protagonistas da política de São Caetano para os próximos anos. Um foi prefeiturável em 2016, recebeu 19.291 votos (20,66% dos válidos) e hoje atua como secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. O outro, depois de ter sido o vereador mais votado da cidade em 2012, aceitou ser vice na chapa encabeçada por José Auricchio Júnior (PSDB) em 2016 e venceu o pleito. Ambos têm candidaturas a deputado especuladas no município. Mas ainda não definiram para qual Casa pretendem concorrer. E, o mais curioso desta relação: um está à espera do outro para decidir. Palacio tinha candidatura a deputado estadual cogitada desde que acabou o pleito de 2016, mas, nas últimas semanas, conversou com lideranças da região e disse considerar uma empreitada à Câmara Federal. Vidoski teria comunicado Auricchio que quer disputar o pleito deste ano e quer duelar com Palacio pelos votos. Ou seja, se Palacio vier a estadual, Vidoski também lançaria projeto à Assembleia. Tudo isso pode ser prévia da eleição de 2020.

Calendário
A executiva estadual do PT se reúne na segunda-feira para debater o calendário de prévias para escolha do candidato do partido ao governo do Estado. Os ex-prefeitos Luiz Marinho (também presidente estadual do PT) e Elói Pietá registraram projetos internos. Por ora está reservada a data de 25 de fevereiro para realização do pleito interno, mas integrantes da CNB (Construindo um Novo Brasil), corrente majoritária da sigla e defensora da candidatura de Marinho, insiste que o postulante ao Palácio dos Bandeirantes seja definido, no máximo, por um debate de delegados, e não com toda a militância.

Roçadeira
Vereador de Ribeirão Pires, José Nelson de Barros (MDB) voltou a publicar fotos capinando mato alto de ruas da cidade. Ele, munido de roçadeira, atuou na EE Marisa Afonso Salero, em Santa Luzia, e nas ruas Joanesia e Araras, no bairro da Quarta Divisão.

Não vou
O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), vai tirar férias a partir da próxima semana. E, por isso, avisou ao presidente da Câmara, Marcos Michels (PSB), que não conseguirá comparecer à inauguração da reforma da sede do PSB diademense, já que a cerimônia está marcada para segunda-feira. Vale lembrar que Lauro não quer que Marcos saia candidato a deputado estadual.

Integrante honorário
Ex-prefeiturável de Rio Grande da Serra e ex-coordenador da Macro PT ABC, Claudinho da Geladeira (PT) tomou posse como integrante honorário da atual composição da coordenação regional do petismo. Ele chegou a cogitar deixar a legenda – PTB e PDT surgiram como possibilidades –, mas, nas últimas semanas, tem falado que continuará no PT.

Contragolpe – 1
Pessoas próximas do prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), têm defendido ao chefe do Executivo a adoção de espécie de aviso aos vereadores governistas que assinaram pedido de CPI para apurar aumento no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). O primeiro aviso foi dado a Marcos Pinchiari (PTB). Primeiro suplente da legenda, ele exercia o mandato desde o começo da legislatura, no lugar de Edson Sardano (PTB), então secretário de Segurança. Sardano sairia da Pasta somente em abril, para ser candidato a deputado federal, só que antecipou seu retorno à Câmara.

Contragolpe – 2
Outra possibilidade bastante comentada nos corredores da Câmara de Santo André é a mudança da liderança do governo Paulo Serra (PSDB) no Legislativo. A função hoje é exercida por Pedrinho Botaro (PSDB), que também assinou o pedido de CPI do aumento do IPTU. O comentário é que Sardano passará a atuar neste posto com a volta dos trabalhos na Casa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;