Política Titulo
MP investiga irregularidades em eleições de conselhos
Por
27/11/2007 | 09:54
Compartilhar notícia


O MP (Ministério Público) Estadual investiga irregularidades nas eleições dos candidatos vitoriosos de pelo menos 20% dos 35 conselhos tutelares de São Paulo. As denúncias, recebidas ontem pelo MP referem-se, principalmente, à boca-de-urna e ao transporte de eleitores, o que é proibido.

A suspeita é de que vans e microônibus flagrados transportando eleitores para os postos de votação tenham sido patrocinados por grupos políticos e religiosos. Entre os quase mil que disputaram a eleição, havia pastores e candidatos apoiados por vereadores.

Realizada no domingo, a eleição facultativa atraiu 156 mil eleitores, 40% a mais do que em 2005. Como o mandato é de três anos, essas eleições deveriam ocorrer em 2008.

Mas elas foram antecipadas para que a data não ficasse muito próxima da sucessão municipal. A medida visou evitar uma pressão política ainda maior de partidos sobre os candidatos, em troca de apoio.

Espécie de ponte entre a população e o poder público no que se refere à infância e juventude e responsáveis por garantir direitos como vagas nas escolas e hospitais, os conselheiros tutelares acabam tendo grande influência nas comunidades e se tornam alvo do interesse de partidos e igrejas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;