Nacional Titulo
Lula ganha prêmio 'Capitão Gancho'
Por
17/02/2004 | 01:34
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou o prêmio Capitão Gancho de Biopirataria por legalizar o plantio de soja transgênica no Rio Grande do Sul e por autorizar testes de Tecnologias de Uso Genético Restrito. O prêmio, 'concedido' pela Coalizão contra Biopirataria, um grupo de organizações não-governamentais de todo o mundo, tem várias categorias. Lula foi classificado como o pior traidor de políticas de conservação de biodiversidade.

O resultado foi anunciado na última sexta-feira, durante a COP-7 (7ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica), na Malásia.

O nome de Lula foi inscrito pela Campanha por um Brasil Livre de Transgênicos, que reúne várias entidades ambientalistas no país. Na página da Coalizão contra Biopirataria, explica-se que o cerrado e a Amazônia estão sob risco com a decisão do governo brasileiro por abrir a região para o plantio de soja transgênica.

A assessora de políticas públicas do ISA (Instituto Socioambiental), Adriana Ramos, considera "natural" que o Brasil tenha recebido o prêmio porque autorizou plantio de transgênico sem estudo de impacto ambiental. Mas lembra que o governo brasileiro se redimiu ao defender na Câmara o projeto de lei de Biossegurança, que fixa regras mais cautelosas para a produção de transgênicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;