Economia Titulo
Unipar inaugura nesta quinta-feira nova unidade
Por Luiz Federico
Do Diário do Grande ABC
09/02/2006 | 07:55
Compartilhar notícia


De olho na expansão do Pólo Petroquímico de Capuava, a Unipar Comercial inaugura nesta quinta-feira, em Mauá, seu centro de distribuição de produtos químicos e petroquímicos. Com o início das operações, segundo avaliação do diretor operacional da empresa, José Luiz Franco dos Santos, a companhia poderá faturar 40% a mais nos próximos dois anos.

A função do novo centro será agilizar o fornecimento de insumos – solventes e resinas termoplásticas – para uma carteira de 800 clientes ativos espalhados por todo o Brasil, além das próprias empresas do Pólo de Capuava, entre as quais PQU (Petroquímica União), Suzano e companhias de transformação de menor porte.

“A localização do centro é um fator determinante para que seja um canal eficiente de distribuição para as empresas, pois teremos acesso rápido às principais estradas da região”, explica Santos.

Construído em uma área de 40 mil m² a um custo de R$ 13 milhões, o empreendimento terá potencial para alavancar em 40% o faturamento da Unipar Comercial, atualmente de R$ 200 milhões, até 2008.

A estimativa otimista leva em conta o processo de expansão do Pólo Petroquímico de Capuava, previsto para ser concluído dentro dos próximos 48 meses. A Polietilenos União, por exemplo, prevê aumentar sua produção de 120 mil para 320 mil toneladas de resinas, utilizadas na produção da indústria plástica, com a construção de mais uma unidade fabril.

Portfólio – O centro de distribuição também será responsável por entregar insumos produzidos pelas indústrias Riopol, sediada no Pólo Petroquímico de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e Innova, do Pólo de Triunfo, no Rio Grande do Sul.

“Com as resinas termoplásticas de densidades alta e linear vindas da Riopol e o poliestireno produzido pela Innova, nosso portfólio de resinas fica completo”, destaca o gerente operacional da Unipar Comercial, José Luiz Franco dos Santos.

O centro contará com tanques com capacidade total de armazenamento de insumos líquidos (solventes) de 2,5 mil m³ e um galpão para estocar 12.500 toneladas de cargas secas (resinas).

Segundo o executivo, a empresa já fazia a distribuição de polímeros de baixa densidade, produzidos pela Polietilenos União, e polipropileno da Suzano Petroquímica.

Além do incremento na receita e melhor estrutura para atender aos pedidos de seus clientes, a inauguração do centro de distribuição vai gerar oito empregos diretos, a maioria para cargos que exijam especialização no setor logístico.

Polietilenos – Outra subsidiária do Grupo Unipar, a Polietilenos União, fabricante de resinas utilizadas na indústria plástica, já adquiriu cinco dos principais equipamentos para dar prosseguimento ao processo de expansão.

Outro passo em direção ao aumento da produção, de 320 mil para 520 mil toneladas anuais, foi a contratação, via licitação, da Promon Engenharia para viabilizar estudos preliminares visando a construção de uma nova unidade fabril.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;