Economia Titulo Comércio
OMC autoriza Brasil a retaliar os EUA por subsídios ilegais
Por
21/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A OMC (Organização Mundial do Comércio) concedeu, de forma definitiva, a autorização ao Brasil para retaliar os Estados Unidos por causa dos subsídios ilegais ao algodão. Para aplicar a sanção, o Itamaraty precisa apresentar a lista dos produtos alvo da retaliação e o valor, o que ainda depende de acerto com o setor privado.

O governo americano alegou, na OMC, que o Brasil não tem motivo para a retaliação, já que Washington pretende retirar os subsídios ilegais. O problema, diz a diplomacia brasileira, é que essa promessa vem sendo feita desde 2005, quando a Casa Branca foi condenada pela primeira vez.

Segundo o diplomata americano na OMC Juan Millan, desta vez a Casa Branca tem a intenção de atender à exigência da OMC. "Apesar de os Estados Unidos entenderem a decisão da OMC, não acreditamos que será necessário o Brasil adotar a medida", afirmou. Para ele, a sanção afetaria a economia dos dois países.

O Brasil também não está preparado para aplicar a retaliação. Para montar a equação, o País teve de coletar dados dos subsídios, que acabam de ser entregues pelos americanos. O Itamaraty ainda terá de estudar os números para chegar ao valor da retaliação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;