Política Titulo
Frank culpa Auricchio por revés do PTB de S.Caetano
Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
16/10/2012 | 07:09
Compartilhar notícia


O vice-prefeito de São Bernardo, Frank Aguiar (PTB), disse que a postura do correligionário e prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, na eleição municipal execrou a derrota da sigla na cidade com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil. Para ele, o PTB foi desrespeitado e disputou o pleito desunido.

"Quando você prega desunião, desrespeita o partido e vai para uma disputa acontece o que aconteceu", comentou Frank, sobre a derrota avassaladora da prefeiturável da legenda, assessora especial de Ação Social Regina Maura, que obteve 34,81% dos votos válidos ante 63,35% do prefeito eleito, Paulo Pinheiro (PMDB).

Ex-petebista, Pinheiro chegou a contar com apoio informal de Frank na disputa, mesmo o PTB tendo candidata ao Paço. Além dele, o deputado federal da legenda Arnaldo Faria de Sá apoiou o peemedebista desde o início do pleito e fez até corpo a corpo com ele no Centro da cidade. "Tenho uma relação afetiva com o Paulo Pinheiro. Mas fui ético e não fiz atividades com ele. Não podemos dar mau exemplo", justificou o cantor, que demonstrou satisfação com a vitória do peemedebista.

Frank ainda rebateu acusações feitas por Auricchio durante a campanha eleitoral de que, ao dar apoio a Pinheiro, estaria obedecendo ordens de seu chefe, o prefeito de São Bernardo e liderança regional do PT, Luiz Marinho. "Se fosse um pedido do Marinho, eu teria feito com prazer, porque eu sou muito mais Marinho do que Auricchio", declarou Frank.

A campanha do PTB trabalhou durante todo o pleito informações de que Pinheiro teria apoio velado do PT, sigla que nunca comandou São Caetano e detém alto índice de rejeição no município. Via panfletos e discursos, Auricchio e Regina condicionavam o auxílio de petistas ao peemedebista à eventual concessão para Mauá de parte dos impostos recolhidos junto à Transpetro, braço da Petrobras.

O argumento de petistas mauaenses é de que a estatal distribui combustíveis produzidos em Mauá e São Caetano fica com a maior fatia do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). A reivindicação é antiga e vem de outras gestões mauaenses. No primeiro turno, Donisete Braga, candidato do PT ao Paço, visitou a presidente da Petrobras, Graça Foster, para formalizar o pedido.

No dia da eleição, Auricchio reconheceu os atributos positivos de Pinheiro, mas destacou que o vencedor promoveu uma campanha de desconstrução de Regina. O prefeito adotou postura republicana e se colocou à disposição para a transição.

A relação de Frank com o PT também colocou o cantor em outras saias justas, quando manifestou nos bastidores simpatia pelos prefeituráveis do PT em Diadema, prefeito Mário Reali, e em Santo André, deputado estadual Carlos Grana.

Em Diadema, o PTB ocupa a vice do postulante ao Paço pelo PV, vereador Lauro Michels, que disputa segundo turno com o PT. E em Santo André, o principal rival de Grana no segundo turno é o petebista Aidan Ravin, que tenta a reeleição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;