Setecidades Titulo Educação
Unifesp inicia escolha do novo reitor
Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
16/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) inicia hoje o processo de escolha do reitor da instituição de ensino para o período entre 2013 e 2017. Serão dois dias para que estudantes, professores e técnicos administrativos espalhados pelos oito campi da universidade possam votar em uma das três chapas concorrentes. No total, são 18.164 eleitores, sendo  2.415 no campus Diadema.

O resultado dessa votação será avaliado pelo Consu (Conselho Universitário) no dia 24. O nome do reitor escolhido será encaminhado à presidente Dilma Rousseff, que nomeará o eleito.

Na consulta realizada entre hoje e amanhã, o peso dos votos varia conforme a categoria. A escolha dos docentes representa 70% do resultado final; os demais 30% são igualmente divididos por técnicos-administrativos e estudantes.

A Chapa 1, a Unifesp Com Todos, é formada pelas professoras Rosana Fiorini Puccini como reitora e Isabel Cristina Kowal Olm Cunha como vice. As candidatas prometem melhores condições de infraestrutura e de pessoal a todas as unidades da instituição de ensino.

Já a Chapa 2, Renovação e Experiência, tem como candidato a reitor o professor José Luiz do Amaral. O vice é o docente Ricardo Luiz Smith. Ambos já exercem funções dentro da atual reitoria. As propostas apresentadas vão desde investimento em restaurante universitário, moradia e transporte até apoio ao pesquisador.

Na Chapa 3, Unifesp Plural e Democrática, Soraya S. Smaili, candidata a reitora, e vice, Valéria Petri, defendem planejamento e orçamento participativos, além da descentralização administrativa e orçamentária.

MUDANÇA

Estudantes do campus Diadema realizaram debate na quinta-feira com as chapas 1 e 3 - representantes da segunda chapa não compareceram - para avaliar as propostas e listar reivindicações da comunidade acadêmica.

A principal preocupação dos estudantes é que o processo eleitoral represente mudança do atual cenário da universidade, destaca a estudante do curso de Ciências Ambientais, e uma das líderes estudantis Letícia Moreira e Silva.

"Cobramos atenção igual para todos os campi, além de resolução do problema com o restaurante universitário, que já dura um ano", destaca a jovem. Ela refere-se ao término do contrato com empresa para manutenção do restaurante universitário de Diadema em outubro de 2011. Desde então, os alunos usam refeitório de uma empresa do município e são obrigados a pagar R$ 8 por refeição. Antes, pagavam R$ 2,50.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;