Sua Saúde Titulo
Flebite e Tromboflebite

Inflamação de uma veia em qualquer parte do corpo, mas que geralmente ocorre nos membros inferiores e, quando associada

Por Leo Kahn
18/02/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Inflamação de uma veia em qualquer parte do corpo, mas que geralmente ocorre nos membros inferiores e, quando associada à formação de coágulos sanguíneos, acomete geralmente as veias profundas das pernas é chamada de tromboflebite.
Acomete mais frequentemente as mulheres e indivíduos que já possuem veias varicosas em seu histórico familiar, são comuns pequenos traumas como desencadeantes do processo inflamatório, porém geralmente não existe fator desencadeante aparente.
Pode desenvolver-se em veias varicosas pós-cirúrgicas, partos ou em associação com outras doenças sistêmicas. O processo pode ser localizado, extenso, até atingir a parte mais grossa da veia safena da perna, geralmente evolui de forma benigna com regressão da reação inflamatória num período de mais ou menos 18 dias.

É CLASSIFICADA COMO:
Tromboflebite superficial - ocorre quando coágulo se forma em uma veia que corre perto da superfície do corpo, de menor gravidade, geralmente responde rapidamente ao tratamento. As causas mais freqüentes são as injeções medicamentosas intravenosas, sejam terapêuticas, tais como glicose hipertônica a 50%, sedativos, analgésicos e contrastes radiológicos; ou inadvertidas feitas pelos usuários de drogas (cocaína).
Trombose de veia profunda - é mais grave, o paciente refere sensação de peso nas pernas, dor ao andar, edema sempre presente, além do aumento da temperatura cutânea do membro acometido e coloração "avermelhada". Dor à compressão das panturrilhas também serão sentidas quando a flebite acometer veias dessas regiões, podendo resultar em embolia pulmonar e levar até o óbito.
O médico vascular faz o diagnóstico de flebite pela história e exame físico. Pode, se necessário, utilizar exames complementares tais como o Eco-Color Doppler ou Duplex scan, que dará maiores detalhes sobre o processo.

SINTOMAS:
Vermelhidão, inchaço e calor na área da veia;
Veia superficial aparecendo mais perto da superfície da pele do que o usual;
Endurecimento da veia;
Dor e desconforto na área afetada;
Descoloração ou ulceração da pele sobre a veia profunda;
Febre.

SAIBA MAIS:
Flebite é todo o tipo de inflamação da parede das veias;
Tanto o sistema venoso superficial, como o profundo poderão ser acometidos, sendo mais frequentes no superficial;
Mantenha-se ativo fazendo caminhadas freqüentes, especialmente;
Quando estiver em voos de longa distância ou dirigindo e não tenha como sair do assento, mova as pernas frequentemente;
Previna a obesidade com exercícios e dieta saudável;
Não fume;
Controle a pressão sanguínea;
É importante tomar alguns cuidados no momento de fazer aplicações e com o conteúdo injetado;
Aplicar compressas molhadas quentes na área;
Descansar e elevar a extremidade afetada;
A tromboflebite superficial tende a sarar em uma a duas semanas de tratamento. Durante esse tempo o coágulo sanguíneo é absorvido pelo corpo;
Restringir a atividade por causa do perigo do coágulo se soltar e ir parar nos pulmões;
Não tocar na área, uma vez que isso pode soltar o coágulo;
Use meias de compressão;
A pessoa deve procurar o médico vascular caso tenha esses sintomas, especialmente se tiver histórico familiar de coágulos sanguíneos. Também se deve ter em mente que algumas pessoas não mostram sintomas, especialmente se os coágulos se formarem numa veia que não esteja na perna ou braço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;