Economia Titulo
Redução do IPI é publicada no Diário Oficial
Do Diário do Grande ABC
28/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O Diário Oficial da União publicou os decretos presidenciais que reduzem o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros flex (movidos a álcool e a gasolina), móveis e materiais de construção. As medidas foram anunciadas nesta semana pelo governo.

De acordo com o anúncio, a alíquota do IPI dos carros flex 1.0, que retornaria gradativamente ao patamar de 7% no início de 2010, mantém-se agora em 3%.

Para os carros flex com potência de até 2.0, o IPI permanece em 7,5%, até pelo menos dia 31 de março do ano que vem.

A indústria moveleira, que registra queda nas vendas de 10% desde o início do ano, também tem motivo para comemorar. Os móveis começaram a ser vendidos a partir de ontem com isenção total de IPI.

Na quarta-feira, ao anunciar a medida, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, explicou que ela é necessária já que a indústria moveleira é dependente das exportações e ainda não se recuperou da crise econômica mundial.

CONSTRUÇÃO - No setor da construção, em que a desoneração acabaria no fim deste ano, o imposto reduzido passa a valer até o mês de junho de 2010 - para mais de 20 grupos de produtos de material de construção (como cimento, louça sanitária, tintas, vernizes, ladrilhos, revestimentos, entre outros).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;