Economia Titulo
Fiscalização da Anatel detecta problemas em telefones públicos
Do Diário OnLine
Com Agências
11/05/2005 | 17:29
Compartilhar notícia


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) inspecionou, durante uma operação de fiscalização realizada em março, 1.220 telefones públicos (orelhões) de um total de 394.238 instalados nas capitais dos Estados e no Distrito Federal.

A irregularidade de maior ocorrência foi a falta de informações claras e precisas nos telefones públicos. Em segundo lugar, a impossibilidade de acesso aos Códigos de Seleção das Prestadoras, que limitaria as opções de ligação dos consumidores por prestadoras concorrentes da concessionária, foi diagnosticada em quase 43% dos orelhões vistoriados.

Segundo a regulamentação, a prestadora do serviço deverá propiciar gratuitamente aos usuários consultas aos serviços de informações de listas telefônicas e disponibilizar, em cada TUP, informações claras e precisas sobre a sua utilização. Obrigatoriamente, todos os telefones públicos devem realizar chamadas para os serviços de emergência; 50% deles devem realizar chamadas para longa distância nacional e, 25%, longa distância internacional. Os orelhões também devem disponibilizar o acesso por meio dos Códigos de Seleção das Prestadoras. O Número de Solicitações de Reparo de Telefones de Uso Público indica as solicitações por 100 telefones de uso público em serviço, e deve ser inferior a 10.

No item conservação, o maior número de ocorrências foi verificado no Paraná: dos 41 orelhões averiguados, 24 foram reprovados. No Espírito Santo e no Amazonas, os orelhões inspecionados não realizavam ligações para os serviços de emergência. Já no Pará e Sergipe, eles não cumpriam as metas de oferecer serviços de longa distância nacional e internacional, respectivamente. Em Roraima, os usuários dos orelhões fiscalizados não conseguiriam ter acesso à consulta gratuita à lista telefônica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;