Memória Titulo
O adeus da criadora do Jeda em Santo André

Santo André perdeu na semana passada a irmã Indiana Marques Carraro, 69 anos, das Irmãs Salesianas de Dom Bosco...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/06/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Santo André perdeu na semana passada a irmã Indiana Marques Carraro, 69 anos, das Irmãs Salesianas de Dom Bosco, que teve papel importantíssimo na criação do Jeda (Juventude Esperança do Amanhã), entidade criada em 1984 e que até hoje atende crianças, adolescentes e jovens carentes.

A ligação de irmã Indiana com Santo André data de 1984, quando passou a pertencer à Comunidade do Instituto Coração de Jesus como professora e coordenadora.

A Missa de sétimo dia será amanhã, domingo, às 11h, na Catedral do Carmo, Centro de Santo André.

LINHA DO TEMPO

1939: 29 de setembro - Irmã Indiana nasce na Fazenda Esperança, em Ponte Nova, Minas Gerais. Junto com seus irmãos cresceu em uma família cumpridora de todos os deveres cristãos, conforme o depoimento do vigário da Paróquia de São Pedro de Palmeiras.

1956 - Conclui o curso ginasial na Escola Nossa Senhora Auxiliadora, de Ponte Nova, berço de sua vocação religiosa.

1957: 24 de outubro - Admitida como aspirante em seu colégio.

1958: 2 de julho - Inicia o postulado em Belo Horizonte.

1959: 24 de janeiro - Admitida ao Noviciado Sagrado Coração de Jesus.

1984 - Passa a pertencer à comunidade do Instituto Coração de Jesus, em Santo André, e participa da criação do Jeda. Forma-se em Pedagogia com Administração Escolar para primeiro e segundo graus, Orientação Educacional e Supervisão Escolar.

2000 - Eleita Empreendedora Social, iniciativa do Prêmio Desempenho, da revista LivreMercado, pelo trabalho com cerca de 250 crianças carentes que recebem alimentação, atendimento odontológico, encaminhamento médico e iniciação ao trabalho, com o sonho de poder contribuir para a formação de jovens mais conscientes de sua responsabilidade social.

2009 - Debilitada, passa a residir na casa Maria Auxiliadora, de Lorena. Ela mesma optou por essa Casa em virtude do clima mais quente no Vale do Paraíba.

2009: 20 de junho - Falece em São Paulo. Foi sepultada em Ponte Nova (MG).

DIARIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 27 de junho de 1979

Manchete - Figueiredo (João, presidente da República) diz hoje o que a anistia vai proporcionar à Nação

Editorial - Para não-andreenses, a cidade que se dane

Juventude - Aberto o 1º Encontro de Comunidades de Jovens de Santo André, na Paróquia de Vila Palmares, iniciativa da comunidade Tura. Em pauta, o problema de tóxicos.

Futebol - Campeonato da Divisão Intermediária será aberto no próximo domingo. Santo André joga com o Taubaté no interior; Aliança recebe o Ginásio Pinhalense e Saad enfrenta o Nacional em São Caetano.

Polícia - Outro assalto e morte, agora em Mauá.

EM 27 DE JUNHO DE...

1969 - Circula o nº 1 do jornal Sindiquim, do Sindicato dos Químicos do ABC.

MUNICÍPIO PAULISTA

Aniversário de Atibaia. Criado em 27 de junho de 1769, quando ocorre sua separação da Capital paulista. A cidade optou por celebrar a data no Dia de São João: 24 de junho. O significado de Atibaia é "manancial saudável".

HOJE

Dia dos Artistas Líricos, Dia Nacional do Diabético, Dia Nacional do Vôlei e Dia do Relojoeiro.

SANTOS DO DIA

Cirilo de Alexandria, Crescêncio, Ladislau, Madalena Fontaine e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Trianon AM (740) - Quinta Avenida e Quinta Avenida Especial. Programas dedicados à música instrumental, com jazz, big-band e o melhor da Broadway. Hoje, a black-band Duke Ellington; amanhã, os cantores Frankie Laine e Doris Day. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, de Santo André e ex-Diário, cuja coleção supera os 3.000 CDs só com jazz, além de 662 programas do gênero na mesma emissora, na fase anterior; participação: Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h.

Eldorado AM (700) - Brasil de Todos os Tempos. Crescem muito os trajetos por trens turísticos no Brasil todo. Sávio Neves, presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais, fala de vários desses roteiros. Produção: Valéria Rambaldi; apresentação, Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. É tempo de festas juninas, e o santo da vez é São Pedro. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570) - Viagem no Tempo. Uma boa novidade: efemérides dos anos 1950. Na parte musical, Carlos Gonzaga canta Juramento de playboy, composição de Pepe Ávila; e Ronnie Von, A Praça, de Carlos Imperial. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

Pérola da Serra (92.5 - comunitária) - Reminiscências. Notícias históricas de Ribeirão Pires. Com Américo Del Corto, Dona Lina, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

MUSEU DO RÁDIO

ZENITH 1948. EUA. Rádio portátil. Valvulado com caixa metálica e plástica. Pela cor, era mais utilizado por mulheres, em casa e em locais públicos, como parques e praias.

Crônica do Guido

Texto: Guido Fidelis

Perguntas

Interrogações povoam a mente, charadas não decifradas, apenas dúvidas, incertezas, buracos negros na estrutura da realidade. É possível construir a ponte de Einstein/Rosen e se transpor para outra dimensão, visitar um novo universo, com estrelas e planetas, utilizando geometrias em viagens interestelares? Somos filhos de outros mundos na desesperada fuga do juízo final? Reais ou apenas sonhos projetados por deuses desconhecidos? Talvez cegos arqueólogos em busca de vestígios com medo de descobrir a verdade, de onde viemos, quem somos, para onde vamos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;