Memória Titulo
A solenidade do texto de Guido Fidelis

"Fiz uma longa viagem ao passado, relembrando intermináveis conversas com este incansável militante e defensor da classe operária...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/11/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"Fiz uma longa viagem ao passado, relembrando intermináveis conversas com este incansável militante e defensor da classe operária, Philadelpho Braz" (1926-2009).

Januário Fernandes da Silva, fotógrafo e militante sindical.

* * *

O escritor e jornalista andreense Guido Fidelis está com novo livro editado. Chama-se "Dádiva". Simplesmente. Que bem mereceria uma manhã, tarde ou noite de autógrafos - o autor prefere apenas colocar sua mais nova obra à consideração do leitor.

Lemos recentemente no blog de outro jornalista, Edward de Souza (www.artigosedwardsouza.blogspot.com/), uma observação de um terceiro jornalista, José Marqueiz, que disse: um texto do Guido Fidelis é para ser lido de pé e solenemente. Sempre. Concordamos. "Dádiva" mostra bem isso.

Vejam, por exemplo, a dedicatória: "Para os amigos de momentos, etapas e circunstâncias idas e vividas. São tantos que os amores, o tempo e a memória me induzem a esquecer. E eu me recuso".

Ou então a citação inicial: "Um só pensamento preenche a imaginação" (William Blake).

E é assim ao longo de 120 páginas de um "poeta sem rimas em ãos ou em ais", como Guido é definido na apresentação do livro.

No final aparecem as principais obras do autor: 11 apenas. Sabemos que são uns 50 os livros de sua autoria, sem se contar as novelas que ele próprio escrevia e interpretava com casts das emissoras do Grande ABC nos anos 1950-60. E sem contar as crônicas e contos publicados nos jornais, o que inclui o DIÁRIO.

Portanto, penso, já é hora de escrever um livro biográfico sobre esse Guido Fidelis que surpreende, sempre. A começar pelo formato de "Dádiva". Com tantas horas de estrada, Guido descobre na mídia impressa a linguagem universal da internet, o que mostra a sua atualização, acompanhamento dos novos tempos, modernidade, sem jamais perder a ternura e profundidade dos textos litúrgicos, para acompanhar a linha estabelecida pelo Marqueiz ao falar do companheiro de jornal.

Fiquemos com três pedaços apenas de "Dádiva", escolhidos aleatoriamente.

1 - Veja os rios e lagos. Exalam podridão, vítimas da insanidade de quem os profanam, pessoas e empresas que despejam lixo, esgotos. A vida desaparece das águas, (estas) transformadas em pestilência (p. 63).

2 - Noite, pescador navega no mar de sombras. Com rede de estrelas captura mistérios (p. 79).

3 - Olhe no espelho e bata palmas para você. SÃO MERECIDAS (P.114).

O projeto gráfico de "Dádiva", com assinatura da jornalista e esposa Virginia Pezzolo e Neide Siqueira, acompanha o alto nível do livro, que por certo não deu nenhum trabalho à revisão da filha e jornalista Lara e à edição de Reginaldo Dutra. Contatos: rgeditores@yahoo.com.br ; 3105-1743; 3106-6275.

Nasce um museu

(Os passos que levaram à criação do Museu de São Caetano há 50 anos, conforme pesquisa do professor Oscar Garbelotto).

Em 24 de novembro de 1959, o prefeito Oswaldo Samuel Massei aprova o laudo do diretor de Obras, Isaac Zveibil, para que a Prefeitura de São Caetano alugue um imóvel da Rua Manoel Coelho, 679, para nele ser instalado o Museu Municipal.

Ao diretor de Assuntos Jurídicos, Plínio de Assis, Massei determina a elaboração de duas minutas: 1) uma de contrato de locação do imóvel por prazo de 18 meses; 2) outra de decreto que crie o Museu Municipal.

Até meio século atrás o Grande ABC não possuía nenhum museu.

EM 24 DE NOVEMBRO DE...

1859 - Charles Darwin lança 'A Origem das Espécies', expondo as formas de vida que originaram de um processo de seleção natural.

1954 - Decreto do bispo diocesano dom Jorge Marcos de Oliveira muda o título da Paróquia de São Caetano para Sagrada Família.

1969 - Apollo 12 retorna à Terra após ter chegado à superfície lunar.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 24 de novembro de 1979

Manchete - CNP confirma aumento da gasolina. Corrida geral aos postos da região. Polícia mobilizada para conter ânimos. Falta de combustível gera tumulto.

Polícia - Ladrão mascarado apavora as vítimas em Santo André.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Novo aumento da gasolina causa preocupação.

Sindicalismo - Começa hoje o I Congresso dos Metalúrgicos de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Santo André - Comida faz servidores virarem pratos e bandejas na Garagem Municipal.

SANTOS DO DIA

Flora e Maria, espanholas; André Dung-Lac, presbítero, e companheiros mártires; Columbano, Crisógono e Porciano.

DIÁRIO ONLINE

Por problemas técnicos, o programa nº 23 parava no meio. A falha está sanada. Assistam. Trata-se de uma entrevista de Cícero Martinha sobre o movimento sindical: www.dgabc.com.br; VIDEOS; Grande ABC Memória.

ALMANAQUE

Antonio Leite da Silva.

Nascimento: Santo André (Camilópolis), 24 de novembro de 1949.

Vereador: 1996 a 2008.

Partidos: MDB - PT.

José Ricardo Dias

Nascimento: São Caetano do Sul, 24 de novembro de 1966.

Vereador: 2005 a 2008.

Partido: PSB.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;