Cultura & Lazer Titulo
Teatro rouba a cena em S.Bernardo
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
11/05/2005 | 12:08
Compartilhar notícia


Uma média de 20 peças por mês faz parte da programação cultural de São Bernardo. O teatro tem mesmo bom espaço na agenda oferecida pela Prefeitura, e tende a crescer. Neste semestre é realizada a primeira temporada do Projeto de Apoio às Artes Cênicas, com exibições gratuitas de trabalhos de pesquisa. O Departamento de Ações Culturais prepara ainda duas novas cartadas: oficinas e mostra de teatro de animação, para o segundo semestre deste ano, e festival de teatro amador, para 2006.

Pesquisa encomendada pelo departamento que cuida da programação identificou o interesse do público. “O pessoal pede muito a exibição de peças”, afirma o diretor de Ações Culturais, Gonçalo Pavanello.

Neste mês, os adultos foram contemplados com a programação de 17 encenações de 11 espetáculos diferentes. Os 7 Gatinhos, texto de Nelson Rodrigues, teve duas apresentações no último fim de semana, com ingressos a R$ 30. Mas há também entradas francas, como a de quinta-feira, no Teatro Cacilda Becker, para Forrobodó.

Os infantis contam este mês com cinco títulos em teatros da cidade. Outra opção para crianças é o projeto Cult Circuito, com exibições gratuitas em escolas municipais e no Poupatempo. “As peças do Cult Circuito têm sempre algo de pedagógico”, diz Pavanello. Um destaque é a apresentação, dia 21, no Poupatempo, de As Aventuras do Gigante Prometeu, pelo Teatro de Conspiração.

No mês passado a agenda foi incrementada com o Projeto de Apoio às Artes Cênicas. “Nossos objetivos são a formação de público e o intercâmbio entre produção da cidade e da região”, afirma o diretor.

O formato consiste em apresentações gratuitas de trabalhos de pesquisa em artes cênicas, seguidas de debate com a platéia. Dezesseis espetáculos foram selecionados, entre 170 inscritos, para se apresentarem até julho.

Para este mês há ainda duas peças: A Mensageira, inspirada em livro de Clarice Lispector e feita pela Duo Dança Contemporânea, de Santo André; e Meu Tio o Iauaretê, baseada em conto de Guimarães Rosa e realizada pelo Grupo de Jovens Atores de Diadema.

Entre as selecionadas para julho está Cristo Proclamado, produzida em Portugal por jovens atores brasileiros. De 13 de junho a 6 de julho serão abertas novas inscrições, para a agenda do segundo semestre.

Futuro – Há duas boas notícias para o teatro. O Departamento de Ações Culturais tem intenção de iniciar oficinas de teatro de animação, objetivando a criação de grupos na cidade. “Depois faremos uma mostra convidando também grandes companhias de teatro de bonecos”, afirma Pavanello. A outra novidade é a realização, em 2006, de um festival de teatro amador, evento que resgataria a tradição de São Bernardo nessa área.

A promessa é que a música também ganhe mais espaço na programação. “Já existe projeto de reformulação técnica dos teatros, com aquisição de nova aparelhagem”, diz o diretor. Este mês, a agenda oferece diversidade, com 15 atrações entre rap, MPB, rock, choro, tambores japoneses e música instrumental.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;