Setecidades Titulo
São Bernardo abre desfiles neste domingo
Por Artur Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
26/02/2006 | 08:10
Compartilhar notícia


Pelo menos 50 mil pessoas devem lotar a avenida Aldino Pinotti neste domingo, primeiro dia de desfiles de Carnaval em São Bernardo. Passarão pela passarela a partir das 17h cinco escolas do grupo 2 e quatro pleiteantes. Contando com a subvenção às agremiações e estrutura, foram gastos cerca de R$ 1,1 milhão no espetáculo, que termina na segunda-feira, com o desfile das escolas da elite do Carnaval são-bernardense.

A festa começa com as pleiteantes. A primeira escola do grupo 2 a entrar na avenida é a Acadêmicos da Vila Baeta Neves, às 21h. O tema-enredo é Carnaval, Um Delírio de Felicidade. “Contaremos a história do Carnaval desde o início”, explica o presidente da agremiação, Renato da Silva.

Depois, é a vez da Rosas Negras, que falará sobre as mulheres guerreiras, no enredo Filhas da Terra. Joana D’Arc, Ângela Diniz, princesa Anastácia são algumas das retratadas no desfile, baseado em uma peça de mesmo nome do tema-enredo. “Só fizemos algumas mudanças, para incluir figuras e idéias do candomblé”, ressalta a presidente da escola, Maria Conceição Rodrigues do Amaral, a Contchê.

A Gaviões do Morro mergulha no universo da umbanda e do candomblé, com o enredo O Mundo dos Orixás. “Esse ano vamos mostrar a cultura afro-brasileira com muito luxo”, adianta o presidente Antônio Luiz Bispo. A escola aposta na simplicidade para agradar o público. “Queremos fazer um Carnaval bonito, mostrando para o público a força da cultura negra nacional.”

O amor é o que moverá a Vivência do Samba. “Nosso enredo, Faces do Amor, falará sobre todos os tipos de amor. O possessivo, romântico, platônico”, diz o presidente Márcio Eduardo Silva Rocha. Este ano, segundo Rocha, nem mesmo a displicência de algum jurado tirará a escola do páreo. “No ano passado, perdemos porque uma jurada que estava dormindo deu 7,5 para nossas fantasias.”

Para encerrar os desfiles de hoje, entra na avenida a Mocidade Independente de Padre Lustosa, que promete um Carnaval ultracolorido. “Vamos falar de todas as flores. As tulipas, flores gregas e os corais do fundo do mar estarão representados”, afirma Jaci Alves Barbosa, a presidente da padre Lustosa. Ela conta que o tema foi escolhido justamente para colorir um pouco o Carnaval são-bernardense. “No ano passado, falamos do café, nossas fantasias eram muito escuras. Em 2006, faremos o contrário”.

As pleiteantes começam com o desfile da Acadêmicos de Vila Vivaldi, às 17h. Depois é a vez de Unidos de Vila Rosa (18h), Império do Jardim Lavínia (19h) e Oásis (20h).

Duas novidades vão marcar o Carnaval 2006. A primeira é a luz branca, que realça mais as cores que a iluminação amarela, utilizada até o ano passado. A outra inovação agrada aos jurados, que ganharam cabine no alto da arquibancada. O que melhora a visão e, conseqüentemente, a precisão das notas, a grande polêmica da festa do ano passado.

Para o público não perder nada, três telões serão instalados ao longo da avenida. Se a fome apertar, haverá uma praça de alimentação, com 26 barracas, montada no espaço atrás das arquibancadas. O resto depende das escolas, que prometem um Carnaval de primeira.

Desfiles

HOJE – grupo pleiteante
17h     Acadêmicos de Vila Vivaldi
18h     Unidos do Vila Rosa
19h     Império do Jardim Lavínia
20h     Oásis

HOJE – grupo 2
21h     Acadêmicos de Vila Baeta Neves
22h10 Rosas Negras
23h20 Gaviões do Morro
0h30   Vivência do Samba
1h40   Mocidade Independente de Padre Lustosa

SEGUNDA-FEIRA – grupo 1
18h     Tradição da Vila
19h     Renascente São Bernardo
20h10 Camisa Vermelha e Branca
21h20 Terceira Idade Brilha São Bernardo
22h30 União das Vilas
23h40 Acadêmicos do Taí
0h50   Estação Primeira de Baeta Neves
2h      Mocidade Alegre de São Leopoldo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;