Memória Titulo
Lula, o corintiano

Fervia a imprensa de 30 anos atrás pela novidade do enfrentamento do regime, de peito aberto...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/04/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Fervia a imprensa de 30 anos atrás pela novidade do enfrentamento do regime, de peito aberto, pelos trabalhadores, a partir da ação dos metalúrgicos do Grande ABC. Lula era a bola da vez. O Diário não desgrudava do líder sindical. Naquele 2 de abril de 1979 lá foi a equipe do jornal para uma coletiva do então presidente afastado do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema.

Lula surpreendeu de novo. Alguém descobriu que ele estava com uma camisa do Corinthians por debaixo da outra camisa. O sindicalista foi instado a mostrar o escudo do Timão. Não titubeou e foi fotografado com a camisa do time de coração, foto que ganhou a primeira página do Diário no dia seguinte.

O Diário destacou para a entrevista dois jovens jornalistas: Margarete Acosta, que começava na cobertura sindical, e Evaldo Soares, da equipe fotográfica.

Trinta anos depois não sabemos por onde anda o Evaldo. Margarete é assessora de imprensa do Consórcio do Grande ABC. Quanto à Lula...

Ouvimos a Margarete. Ela lembra das muitas entrevistas feitas com Lula e outros sindicalistas. Durante a intervenção, um dos locais mais frequentados pelos diretores afastados do sindicato era o salão paroquial da Matriz da Boa Viagem, bem modesto e que depois foi demolido para a construção do salão atual.

Na coletiva do começo de abril de 1979, também no salão paroquial, lá estava Margarete, sentada ao lado de Lula:

"Você vai falar do movimento dos metalúrgicos ao chanceler alemão?"

Helmut Schmidt estava no Brasil e iria receber Lula e o arcebispo de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns.

"Não. Jamais denunciaria os problemas do Brasil a representantes estrangeiros."

Um ecomuseu: Fausto & Marlene

 Novo dicionário português-francês. Edição: L'Academie Royale de Lisbonne. 1863. Utilizado por Julieta de Camargo Penteado Lopes (Tietê, SP, 1897 - São Paulo, 1973), mãe de Fausto Lopes.

O material que vem sendo mostrado neste canto pertence à coleção particular do casal Fausto Lopes e Marlene Serra, de Santo André.

 DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 15 de abril de 1979

Os olhos da greve - Documentar o momento histórico brasileiro é o principal objetivo da exposição de fotos Greve dos Metalúrgicos, que o Diário promove a partir da próxima quinta-feira, com inauguração às 20h nas dependências do Anfiteatro Cacilda Becker, em São Bernardo.

Trata-se de uma iniciativa que vem acrescentar à memória nacional um acontecimento recente, cujos desdobramentos - oposição na Fiesp após 48 anos; reunião de pequenos e médios empresários e o debate cada vez mais acirrado a respeito da abertura proposta pelo governo - atestam sua importância.

Participam da mostra os fotógrafos João Colovatti (editor), Ricardo Hernandes, Gustavo Lima, Reinaldo Martins, Evaldo Soares, Luiz Bolfi, Fernando Ferreira, Cassiano Polesi, Alberto Murayama e José Lucena.

Trabalho - Domésticas lutam por reconhecimento: especial da jornalista Claudia Muller.

Crônica - Grande ABC sai do anonimato para a cena mundial. Roterdan Cravo (Fausto Polesi) escreve: "Com a greve dos metalúrgicos, esta nossa boa região pulou para o noticiário da imprensa, das emissoras de rádio e televisão, alcançando os quatro pontos cardeais deste País-continente, ultrapassando fronteiras e chegando ao Velho Mundo, à Ásia e à África, à América do Norte e aos mais remotos cafundós do planeta".

 SANTOS DO DIA

Aniceto, Hermógenes, Roberto (abade) e Rodolfo.

Aniceto nasceu na Síria e foi papa entre 154 e 166, ano em que foi martirizado.

 EM 16 DE ABRIL DE...

1889 - Nascimento do professor Otílio de Oliveira, nome dado em 1951 ao Grupo Escolar do Bairro dos Meninos, em Rudge Ramos, São Bernardo.

1934 - Criada a Vasp (Viação Aérea de São Paulo).

 MUNICÍPIOS PAULISTAS

 Vila de Porto Feliz, antiga Araritaguaba, elevada à categoria de cidade em 1858.

 Divino Espírito Santo de Barretos, elevado a freguesia em 1874, quando pertencia a Jaboticabal.

 Freguesia de Araçariguama, elevada à vila em 1874.

 ALMANAQUE

João Pereira Goes

Nascimento: Garanhuns (PE), 16 de abril de l924.

Vereador: suplente, de 15 a 20 de dezembro de 1961: de 1º de fevereiro a 31 de dezembro de 1963; titular, 1964 a 1969.

Partido: UDN.

Teve entre os feirantes uma de suas bases. Foi vereador em Assai, no Paraná, e chegou a Santo André em 1950. Foi industriário (da Pirelli) e industrial. Criou e administrou a Torrefação de Café Assunção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;