Memória Titulo
Os italianos no Estoril, como nos velhos tempos

Quem nos ajuda a fazer Memória hoje são três são-bernardenses apaixonados pela cidade, Bruno Guazzelli, Adalberto Guazzelli, da Comissão...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
29/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Quem nos ajuda a fazer Memória hoje são três são-bernardenses apaixonados pela cidade, Bruno Guazzelli, Adalberto Guazzelli, da Comissão da Festa de São Bartolomeu, e Roberto Pelosini.

* * *

Amanhã, como o faz em todo último domingo de agosto, São Bernardo realizará no Parque Municipal Virgilio Simionato, o Estoril (antigo Parque Chico Mendes), em Riacho Grande, uma festa religiosa tradicional, em louvor a São Bartolomeu. Começa às 10h30, com missa solene a ser celebrada pelo padre Ervinio Luiz Vivian, da Matriz da Boa Viagem, que está celebrando seu Jubileu de Ouro sacerdotal.

A missa será abrilhantada pelo Coral Bicchieri D´Oro. Meninos e meninas, vestidos à moda dos colonos italianos, conduzirão lenha e outras prendas à capela de São Bartolomeu, simbolizando os costumes da São Bernardo antiga produtora de carvão, lenha e madeira.

As famílias se reencontrarão. Cantarão. Contarão histórias. Elas farão memória uma vez mais, a mais pura memória da antiga Vila de São Bernardo. E este ano um dos temas, com certeza, será a motocicleta inglesa do padre Fiorente Elena, focalizados - padre e moto - aqui em Memória numa referência às fotografias que o DIÁRIO produziu em 1976 e voltou a publicar.

A capela de São Bartolomeu

Pesquisa e texto: Bruno Guazzelli

Esta foto foi tirada em 1958, quando da fundação da capela de São Bartolomeu em colina no interior do Parque Municipal, em Riacho Grande. Foram seus fundadores: padre Fiorente Elena, Primo Bechelli, Saulle Bechelli, Ernesto Bechelli, Eduardo Santucci e Séttimo Guazzelli.

As pessoas que aparecem na foto são os fundadores, parentes e convidados, como seguem (fora de ordem): Merino Pieroni, Batista Bechelli, padre Fiorente, Dino Bechelli, Valdemar Denadai, Ângelo Boschetti, Agostinho Bechelli, Mansueto Cecchi, Lunardi, Ângelo Rosa, Bruno e Agostinho Bechelli, Luchesi, Rosa e Alda Bechelli, Gino Bechelli, Alberto, Alfredo Bechelli, Mario Renso Guazzelli, Janne Bechelli, Paulo Piagentini, Ema Bechelli, Rosa Bechelli Guazzelli, Begninho Guazzelli e Sueli Bechelli.

ALMANAQUE

Homero Thon

Nascimento: Bélgica, 29 de agosto de 1866.

Vereador: 1926-28.

Falecimento: Santo André, 10 de outubro de 1948.

Veio para o Brasil em 1886 e no final do século 19 já residia com a família em Santo André. Em 1920 abriu um loteamento que depois levou o seu nome: Vila Homero Thon.

José Augusto Teixeira

Nascimento: Niterói (RJ), 29 de agosto de 1912.

Vereador: 1956 a 1959; 1964 a 1969; 1969 a 1973 (suplente).

Partido: PRT - PTB - Arena.

Falecimento: Santo André, 14 de fevereiro de 1995.

Conhecido como o vereador das Casas Populares, em Santa Terezinha, sua base eleitoral. Ferroviário, residiu em Paranapiacaba, mudando-se para Santa Terezinha na década de 1940.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). "Memória". Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon AM (740). "Quinta Avenida". Hoje: black band de Jimmie Lunceford e o tema "Up Town Blues"; e os cantores Jerry Vale, Kay Starr, Sophie Milman, Dean Martin, Sammy Davis Júnior, Peggy Lee, Julie London, Johnny Hartman e Ernestine Anderson; amanhã: Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Carmen McRae e Billie Holiday. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h.

Eldorado AM (700). "Brasil de Todos os Tempos". Casas abandonadas e as crendices populares. Quem tem medo de assombrações? 1) em residências paulistanas como o castelinho da Rua Apa, em Santa Cecília, e o casarão de dona Yayá, na Bela Vista, há relatos sobre o aparecimento de fantasmas. São belas construções que podem e devem ser preservadas. 2) Recife é considerada a capital mais mal-assombrada do Brasil. Gilberto Freyre até escreveu um livro em que fala de fantasmas na Casa Grande da capital pernambucana. 3) Sorocaba, por sua vez, é a cidade paulista com mais histórias de assombrações e um estudioso acredita que a tradição surgiu com os tropeiros que passavam por lá e contavam "causos". Produção: Valéria Rambaldi; apresentação, Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). "Memória". Especial sobre Lúcio Cardim, compositor com 90 músicas gravadas (1932-1982). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Pérola da Serra (92.5 - comunitária). "Reminiscências". Notas e casos de Ribeirão Pires. Com Américo e Lina Del Corto, Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br

SANTOS DO DIA

Adelfo, Alberico, Basília, João Batista (martírio), Nicéias, Hipácio e Sabina.

A Igreja lembra hoje a morte santa de São João Batista, o precursor de Jesus Cristo.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 29 de agosto de 1979

Manchete - Figueiredo (presidente da República) sanciona anistia e explica veto parcial.

Especial - As mudanças partirão de São Bernardo, avisa Lula; favela, o exército de reserva para as linhas de produção. Tópicos da série "Grande ABC, o desencanto da industrialização", de Edison Motta e Ademir Medici, em sua terceira reportagem.

Política - Senadores da oposição com Lula.

Ribeirão Pires - Lombadas levam Viripisa (Viação Ribeirão Pires S/A) a acionar judicialmente a Prefeitura.

São Bernardo - Carros ameaçam crianças na nova Avenida Pery Ronchetti.

Polícia - Outro crime por vingança: confessam assassinato de operário na Avenida dos Estados.

EM 29 DE AGOSTO DE...

1939 - Inaugurado o prédio da Caixa Econômica Federal, na Praça da Sé.

1944 - Cláudio Feldman nasce em Bauru. Escritor radicado em Santo André desde 1959, com mais de 40 livros publicados, e filho do cineasta Aron Feldman.

MUNICIPIOS PAULISTAS

Leme tornou-se município em 29 de agosto de 1895, quando se separou de Pirassununga. O nome homenageia Manuel Leme, doador das terras.

Famílias de Minas Gerais fundaram Mineiros do Tietê, que se tornou município em 29 de agosto de 1898, separando-se de Dois Córregos.

HOJE

Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Memória em debate

Hoje, em dois períodos, o Serviço de Memória de São Bernardo realiza seminário sobre a história local. Às 9h, depoimento de sindicalistas históricos; às 14h, formação e ocupação do território. Endereço: Alameda Gloria, 197. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;