Setecidades Titulo
Teste de flotação começa e pode dificultar projeto Jica
Por Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
31/08/2007 | 07:29
Compartilhar notícia


O governo do Estado inicia nesta sexta-feira os testes de flotação, que promete despoluir a água do Rio Pinheiros. Numa primeira fase, o projeto vai permitir o bombeamento de 10m³ de água por segundo para a Represa Billings, com uma taxa de sucesso em torno de 65%.

A dúvida em relação à eficácia da inovação preocupa a administração de São Bernardo, que espera a aprovação de um investimento intermediado pela Jica (Agência Internacional de Cooperação do Japão) para a recuperação de suas margens no manancial.

O secretário municipal de Meio Ambiental, Ademir Silvestre, diz que a flotação não foi cogitada em relatório que avalia a represa. “Queremos, agora, que o Estado faça um adendo e envie aos japoneses. Esperamos que essa novidade não inviabilize as negociações. A Billings não pode ficar pior do que está”, diz.

Para o especialista em saneamento ambiental Fábio Vital, os testes são levianos. “O processo é limitado, tanto do ponto de vista econômico (o tratamento é caro, por causa da quantidade de produtos químicos), quanto técnico (quando chove forte, a água passa direto). A finalidade do bombeamento é gerar energia.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;