Cultura & Lazer Titulo
Casa do Olhar começa a ser reformada
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
08/02/2006 | 09:00
Compartilhar notícia


Está marcado para esta quarta o início dos serviços de recuperação do prédio dos anos 20 que é sede da Casa do Olhar Luiz Sacilotto, em Santo André, à rua Campos Sales, 414. A obra, orçada em R$ 499 mil, é tarefa da EPPO (Engenharia Paulista de Projetos e Obras), vencedora da licitação disputada por oito empresas.

O casarão, tombado em 1992 pelo Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André), foi fechado em meados de março do ano passado devido a fortes chuvas que, por exemplo, fizeram despencar partes do telhado, tornando o local inseguro.

As atividades da Casa do Olhar, instituição voltada à divulgação e pesquisa de arte contemporânea, foram então transferidas para a Casa da Palavra, onde ocorrem até hoje.

Além da restauração do edifício, mantendo as características arquitetônicas originais, está prevista também uma readequação do espaço, com a construção de rampas de acesso e banheiros para portadores de deficiência física.

Outra intervenção é o rebaixamento do piso do porão, o que possibilitará a instalação de salas para oficinas culturais, de um laboratório de fotografia em preto-e-branco e de uma reserva técnica climatizada (local onde são acomodadas obras de arte). A troca do telhado e a reforma da parte elétrica também serão contempladas na reforma, que deve terminar até o fim do ano.

Entre as funções da Casa do Olhar figuram a realização do tradicional Salão de Arte Contemporânea de Santo André e a Bienal de Gravura, os dois mais importantes eventos de artes visuais do Grande ABC.

Desde que o prédio foi fechado ao público, artistas freqüentadores da instituição fizeram uma série de manifestações reivindicando a restauração do equipamento cultural.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;