Cultura & Lazer Titulo
Origem do bairro é marcada por invasão
Por Luis Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
05/02/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


 O bairro Centreville, em Santo André, tem sua história marcada por conflitos e pela briga de seus moradores para ficar no local.
Inicialmente, o espaço nasceu em projeto como um conjunto habitacional de luxo na região próxima da divisa com Mauá. No início da década de 1970, as construções das moradias tiveram início, mas poucos anos depois as obras foram paralisadas devido à falência da construtora responsável. Os mais de 300 imóveis que estavam abandonados foram invadidos em 1982 por diversas famílias que não tinham onde morar.
Apesar de contar com escolas, UBS (Unidade Básica de Saúde), linhas de ônibus e comércio, o local não pode ser considerado oficialmente um ‘bairro'.
A população local enfrenta até hoje problemas em relações às suas casas, sendo que não possuem qualquer certificado de moradia. A falta de escritura é uma briga que atormenta a comunidade do Centreville há quase 30 anos, sendo que diversos projetos já prometeram ajudar na regulamentação dos imóveis.
Os inúmeros problemas vividos pela comunidade serão deixados de lado neste fim de semana com as ações do projeto Se Essa Rua Fosse Minha, Eu Mandava Grafitar, que cumpre o papel de levar força para a periferia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;