Palavra do Bispo Titulo
A Inveja
Do Diário do Grande ABC
11/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Inveja, do latim invidia, olhar com maus olhos; é o popular mau olhado que todos temem, com certa razão. O diabo veste Prada é o título de um filme que assisti algum tempo atrás. Baseado no livro de Lauren Weisberger, que vendeu milhares de exemplares. O filme é uma parábola sobre a inveja em nossa sociedade consumista, dominada pelo desejo de status e projeção social. Spoiler adiante: A protagonista da história é uma jovem bonita e de bem com a vida, porque é livre interiormente, além de competente no que faz. Para ela, vale mais a amizade, o fazer amigos, que o luxo e a carreira na editora em que trabalha. Sobre ela vão incidir a inveja das colegas e, por fim, até mesmo da temida “dona” da revista. Ela, no entanto, saberá se libertar de tudo e de todos na hora certa, o que a tornará invejada em definitivo.

Já foi dito que se perdoam mais facilmente os pecados dos outros do que seus êxitos. Pois a inveja é uma paixão, um vício que planta suas raízes na tristeza experimentada à vista do bem observado nos outros. Diante do sucesso do outro, o invejoso sente um aperto no coração, alguma coisa paralisa seus membros e faz despontar a angústia. Inveja é tristeza que invade o invejoso e o machuca, ele vê o bem do outro como se fosse um golpe vibrado em sua pretensa superioridade. A inveja nasce do orgulho, o qual não pode tolerar rivais ou superiores.

Objeto de inveja é o sucesso do outro, suas qualidades e, muitas vezes, virtudes. É desejo do que não se tem e que o outro possui, somado ao desejo de ser esse outro, ou tomar seu lugar. O invejoso não tolera que se elogie a pessoa invejada, para ele tal elogio é uma ofensa. Como o outro ousa ser bom e querido se eu não consigo? Em nossa sociedade, onde a competição é alta, a inveja está na moda. O invejoso não se contenta nunca com o que possui ou recebe.

Os primeiros cristãos vão recordar a história de José vendido como escravo no Egito pelos seus irmãos que tinham inveja dele (At 7,9). José é figura de Jesus, vítima da inveja no seu último grau, que é o ódio. Vendo o bem invejado aumentar, o invejoso passa a ter ódio e desejo de eliminar o invejado. Foi o que aconteceu com Cristo: “De fato, Pilatos bem sabia que eles haviam entregado Jesus por inveja” (Mt 27,18). A inveja pode provocar ciúme, calúnia, maledicência e, por fim, o desejo não só de eclipsar, mas de dominar e até eliminar os rivais. O invejoso, no entanto, não tem paz, mesmo eliminando a pessoa invejada, fica a sua lembrança e essa incomoda.

Santo Agostinho via na inveja o pecado diabólico por excelência, “pois foi pela inveja do diabo que a morte entrou no mundo”. Deus criou o mundo e viu que tudo era bom. A serpente maligna invejosa do amor de Deus por Adão e Eva procurou um meio de induzir o homem a estragar tudo. Assim, a inveja que odeia é coroada com a vingança. O problema do invejoso, porém, é que mesmo vingando-se não está satisfeito, pois “a inveja apodrece os ossos do invejoso”, vai sentenciar a Bíblia (cf. Pr. 14,30).

Uma das melhores maneiras de glorificar a Deus é fugir da inveja e aprender a se alegrar com o mérito dos outros, que são dons de Deus. Quem não tem inveja é livre e vive bem, mesmo padecendo a inveja dos que invejam quem não tem inveja. A inveja é a mais universal das paixões, o invejoso tem indigestão só de ver o outro comer bem. Que Deus nos livre deste mal!

Dom Pedro Carlos Cipollini é bispo diocesano de Santo André. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;